top of page

Brasil começa a receber vacina no início de 2021, diz Pazuello

Acordo prevê a chegada de 100 milhões de doses no primeiro semestre


O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta quarta-feira (2) que o Brasil começa a receber entre janeiro e fevereiro o primeiro lote da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca com a Universidade de Oxford e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).


Ao todo, segundo o jornal Valor Econômico, serão entregues 15 milhões de doses nesse primeiro lote. O acordo para essa vacina, fechado por R$ 1,9 bilhão, prevê a chegada de 100 milhões de doses no primeiro semestre. No segundo semestre, o país deve produzir outras 160 milhões de doses do imunizante.


A Astrazeneca e a Universidade de Oxford anunciaram que o teste realizado com uma dose reduzida da vacina e outra dose completa, com um mês de intervalo, registrou eficácia de 90%.


Esse resultado, no entanto, foi obtido a partir de um grupo pequeno de voluntários. No grupo maior, o índice foi de 62%. Com isso, ainda será necessário um novo ensaio clínico para confirmar a dosagem correta.


Em audiência no Congresso, nesta quarta, Pazuello também fez críticas à propaganda feita em torno das vacinas, que sugere que já estaria tudo pronto para o início da imunização. “Na campanha publicitária, está tudo bem e maravilhoso, mas, quando você vai apertar, é bem diferente”, criticou o ministro.


“Quando você vai efetivar a compra, não tem aquilo que tu quer, o preço não é bem aquele”, completou, sem citar nenhum laboratório específico.


Testes

Pazuello lembrou que, desde o início da pandemia, já foram distribuídos quase 9 milhões de testes RT-PCR para todo o país. O ministro informou que estados e municípios já têm à disposição com eles um quantitativo de cerca de 2 milhões de testes hoje. Além disso, o Ministério da Saúde ainda dispõe de um quantitativo de cerca de 6 milhões de testes, armazenados no aeroporto de Guarulhos, que serão entregues sob demanda.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page