Buscar

Câmara de Vereadores promove mês de prevenção do suicídio

Evento foi em parceria com o O CVV – Centro de Valorização da Vida

O suicídio é um grave problema de saúde pública que está em terceiro lugar no Brasil como causa de  mortes de jovens entre 15 a 29 anos, atrás apenas dos acidentes de trânsito, conforme dados da OMS. Com o objetivo de de conscientizar a população no mês intitulado de "Setembro Amarelo", a Câmara Municipal de São Gonçalo realizou uma campanha hoje, com voluntários do Centro de Valorização da Vida, em frente ao "Palácio 22 de Setembro", abordando a população e informando sobre o trabalho do grupo. Além de uma palestra sobre: "Prevenção do suicídio e valorização da vida".


A diretora do Centro Cultural George Savalla Gomes- Palhaço Carequinha, Lúcia Rodrigues, falou sobre o trabalho do grupo em frente a Câmara. "Na abordagem conseguimos conversar com as pessoas e sentir que elas precisam de ajuda, de apoio. Ouvi o relato de um jovem que  já tentou tirar a própria vida, e esse trabalho dos voluntários é muito importante para evitar a morte, tem muita gente pedindo socorro e não vemos", disse a diretora.

De acordo com o palestrante, o voluntário do CVV-SG, José Roberto, o grupo tinha o anseio de ter ações em um órgão público, como a Câmara  para tratar deste assunto. E, para ele "Falar sempre é a melhor opção", para quem quer acabar com a dor que sente. "Agradeço a recepção de todos nesta Casa Legislativa, o cuidado com o tema, a decoração, a iluminação especial em um prédio público, era tudo que nós sempre vislumbramos. O nosso trabalho é voluntário e acreditamos que o nosso atendimento pode salvar vidas. Porque muitas vezes a pessoa quer acabar com o sofrimento sentido naquele momento e não acabar com a própria vida. Por isso, o atendimento 24h, por telefone, chat e email", explicou.


Para o presidente  Diney Marins, o suicídio é mais um tema no qual devemos dar mais atenção. "Conheci um pouco do trabalho de vocês hoje, e acredito que esse é o caminho para ajudar muitas pessoas que estão com depressão, crise de ansiedade e outros problemas emocionais. Como disse uma voluntária, 'se salvarmos uma vida já conseguimos o nosso objetivo"", relatou o presidente.


Em São Gonçalo, o CVV foi fundado em 05 de Agosto de 2002 e devido à importância no serviço de apoio emocional e prevenção ao suicídio recebeu através de sua mantenedora (AMADAS), o reconhecimento, em 29 de Dezembro de 2009, de entidade de Utilidade Pública Municipal (Decreto Lei n° 237). Atualmente sua sede fica localizada, dentro do Abrigo Cristo Redentor.


O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat todos os dias. O número do telefone, em todas as regiões do Brasil, é o 188. A ligação é gratuita e o serviço funciona em todos os dias da semana, durante 24 horas.


Mais informações através do e-mail: saogoncalo@cvv.org.br, WhatsApp: (21) 99826-8806 ou site:www.cvv.org.br.


MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon