Buscar

'Cambada' foi tema de palestra na Igreja Matriz


Erick Bernardes, autor do Cambada/Foto: Divulgação

O Memorial da Igreja Matriz de São Gonçalo de Amarante proporcionou à comunidade gonçalense a palestra "Entre crônicas e causos: histórias dos bairros de São Gonçalo", ministrada pelo professor e escritor Erick Bernardes. Seguiu-se ao evento o lançamento do livro “Cambada: crônicas de Papa-goiabas”, que é segundo trabalho literário do autor.


Durante a palestra, Erick apresentou resultados alcançados nas escolas, evidenciando o efeito que as palestras às quais vem apresentando proporcionam aos estudantes de São Gonçalo. Com base nas crônicas que compõem o livro “Cambada”, ficou explícita a importância de se buscar linguagens mais acessíveis, no intuito de promover o gosto pela leitura. Falou-se também do interesse dos professores e educadores em geral referente à utilização da história oral gonçalense na prática escolar. "É um trabalho conjunto", diz o autor, "pois se não fossem os leitores do jornal, os professores, os alunos e também os leitores aficionados por literatura, isso jamais seria possível", finalizou o professor Erick.

Importante ressaltar o fato de que o volume “Cambada” se constitui de 40 crônicas veiculadas aos domingos no Jornal Daki e por esse motivo as histórias sobre os municípios de São Gonçalo se popularizam e educam ao mesmo tempo. Estavam presentes ao evento pessoas de diversos extratos sociais, quer fossem pesquisadores ou não, proporcionando assim um ambiente descontraído e fértil ao diálogo acerca do município de São Gonçalo. Falou-se da histórica construção da Ponte Presidente Costa e Silva (apelidada de Rio-Niterói), recordou-se da segunda corrida de automóveis do Brasil acontecida em Neves, a história do bairro Vila Lage, a vida do personagem emblemático Luis Caçador, além de outras curiosidades e provocações investigativas oferecidas pelo palestrante. “Objetivo é provocar o futuro pesquisador”, comentou o palestrante.


Ao final da palestra os ouvintes que se interessaram pelo livro Cambada receberam dedicatórias e posaram para fotos — e todos saíram do evento satisfeitos por conhecerem um pouco mais sobre a memória do nosso município de maneira tão descontraída.


A palestra SG crônicas e causos é mais um evento da série “Ciclo de Palestras 2019”, sob a temática “440 Anos de São Gonçalo”, organizado pelo Professor Rui Aniceto Fernandes e sua esquipe de pesquisadores. Parabéns a todos por mais essa iniciativa com vistas à promoção da cultura.


O Memorial fica anexo à Igreja Matriz de São Gonçalo de Amarante, na Alameda Pio XII, n.86, Centro - SG.


MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon