top of page

Candidatos derrotados em SG adotam cautela no 2º turno

Posicionamento deve ser anunciado nesta semana. Enquanto isso, Dimas Gadelha se movimenta pelo apoio evangélico na cidade, fundamental para vencer a eleição no dia 29


Por Rodrigo Melo

Em jogo mais de 40% dos votos/Reprodução
Em jogo mais de 40% dos votos/Reprodução

Segundo turno, nova eleição. É o que diz a máxima política. Talvez por isso os candidatos derrotados no primeiro turno em São Gonçalo tenham escolhido adotar a cautela antes de anunciar apoio a Dimas Gadelha (PT) ou a Capitão Nelson (Avante). Ou a nenhum deles, optando pela neutralidade.


Até a manhã desta quarta-feira (18), nem Dayse Oliveira (PSTU), Dejorge Patrício (Republicanos), Issac Ricalde (PC do B, José Luiz Nanci (Cidadania), Ricardo Pericar (PSL) Roberto Sales (PSD) e Rodrigo Piraciaba (PSB) manifestaram posicionamento eleitoral e nem deram pistas com quem caminharão no segundo turno, de acordo com apuração da repórter Raquel Morais, de A Tribuna.


O mais certo até agora é que, por confluência político-ideológica, os partidos de esquerda, representados, por PCdoB, PSOL, PSB e PSTU, abracem a campanha de Dimas, ou orientem voto crítico de suas militâncias no petista contra o resquício bolsonarista deslocado para a candidatura Nelson após as derrotas de Sales e Pericar.


Tendo como parâmetro o primeiro turno, são nada desprezíveis 15.809 votos garantidos, ou 4,22% do total. Porém, são votos dos já convertidos. Pra vencer, Dimas, que obteve 117.346 votos, ou 31,36% do total, deve ir além. E é exatamente isso que ele está fazendo segundo informações que começam a se descortinar.


Como nos ensina o professor e geógrafo Maurício Mendes em sua obra A República abençoada de São Gonçalo, o grupo de maior relevância política e eleitoral em São Gonçalo é o evangélico, sobretudo os pentecostais e neopentecostais. Nenhum candidato vence sem o apoio desse estrato social na cidade.


Segundo fontes consultadas pelo Daki, diversas lideranças e entidades evangélicas, que estiveram com Pericar e o missionário Arthur Belmont (PTB) no primeiro turno, decidiram apoiar Dimas, ou estão com tratativas bastante adiantadas com o candidato que tem como vice o católico e trabalhista Marlos Costa (PDT).


No dia 20 de novembro no Clube Tamoio, por exemplo, será realizado um grandioso evento onde o apoio deve ser selado oficialmente.


Talvez isso explique a fala mansa na mesma Tribuna de um antes reacionário e direitista Pericar, agora em cima do muro:


- Começaram as conversas que estão preliminares e estou analisando as propostas de cada um deles, ou seja, o plano de governo. Precisamos do melhor plano que possa colocar São Gonçalo em uma situação melhor.


Sinais, muitos sinais.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page