top of page

Carnaval: Comitê científico orienta cancelamento da festa no Nordeste

A cantora Daniela Mercury anunciou que não vai realizar blocos carnavalescos em 2022


Foto: Carnaval no Recife (Arquivo)
Foto: Carnaval no Recife (Arquivo)

Revista Fórum - O Comitê Científico do Consórcio Nordeste elaborou um documento no qual analisa a situação da pandemia e recomenda pela não realização do Carnaval nos estados do Nordeste em 2022.


De acordo com o grupo, as incertezas futuras em todo mundo causada pela desigualdade na distribuição de vacina, o negacionismo anti-vacina e o surgimento de novas cepas são os fatores que embasam a orientação do Comitê.


Apesar da vacinação estar avançada no Brasil e a diminuição constante dos casos graves de Covid-19, estudos revelam que os efeitos se reduzem com relativa rapidez e por isso há necessidade de dose de reforço para os idosos.



O Comitê, além de sugerir a não realização do Carnaval, também orienta para a intensificação da vacinação com mutirões em escolas e uso de “carros de vacinas” para atingir um maior contingente de pessoas.


A manutenção do uso obrigatório de máscara e exigência do passaporte da vacina em eventos com aglomeração também são indicados no documento do Comitê.


O Comitê do Consórcio também analisou a situação de cada região. Maranhão e Sergipe estão com as melhores condições e ambos os governos estão inclinados a cancelarem o carnaval.




O Ceará é visto como o pior cenário e com risco alto e, portanto, não é seguro realizar eventos com aglomeração de pessoas.


Alagoas, que está com risco pandêmico baixo, o Comitê afirma que ainda não há segurança sanitária para atividades com grande número de pessoas.


Por fim, a Bahia é o estado que traz mais preocupação com a possibilidade da realização do réveillon e do Carnaval.




A cantora Daniela Mercury divulgou comunicado onde revela que não irá realizar blocos de rua no Carnaval.


“Sinto muito em anunciar isso, mas avaliamos bem a situação e chegamos à conclusão de que o cenário é muito incerto. Já estou considerando que, na Bahia, o governo e a prefeitura não vão realizar o Carnaval 2022, mesmo ainda não havendo anúncio oficial”, declarou a cantora.


A artista reconhece a importância de seu bloco paulistano, o Pipoca da Rainha, mas afirma que ele não vai acontecer.



Em outro momento, Mercury diz que, “se for mantida a liberação das autoridades sanitárias, tentaremos, na medida do possível, realizar shows e eventos durante todo o verão, sempre com limitação de público e com a exigência das duas doses de vacina”, disse.


Por fim, Daniela Mercury convoca as pessoas a continuarem a se vacinar.


“Continuo estimulando meus fãs e todos os brasileiros a usarem máscara. O momento ainda não é de plena tranquilidade, mesmo com as vacinas salvando milhares de vidas”, finalizou.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page