top of page

Carnaval sob ataque, novamente - por Oswaldo Mendes


Griots, guardiãs/guardiões da tradição na cultura africana/Reprodução Internet
Griots, guardiãs/guardiões da tradição na cultura africana/Reprodução Internet

Antes era a Polícia que surrava aqueles que batiam tambores. Veio Tia Ciata e, naquele terreiro, eram intocáveis.


Para serem aceitos (sic!) pela Sociedade mudou e virou o samba-canção, na qual foi introduzido na MPB - Música Popular Brasileira, mas o samba ficou de fora.


Vieram as Escolas de Sambas – local de pessoas perigosas e de baixo nível, mas continuavam crescendo e atraindo público diverso. Alguém notou que poderia dar retorno financeiro. Adaptaram mais uma vez ao modelo econômico, expulsaram Sambistas, Ala de Exibição foram extintas, alegando-se que atrapalhavam e colocaram pessoas da mídia para o mundo ver. Em cima de carros alegóricos pessoas de corpos esculturais que, na maioria das vezes, desconhecem o endereço da agremiação. “Depois que o visual virou quesito”.

Ah! Grande visionário Candeia.



O carnaval ganhava corpo com a democracia, ainda que com pontos a se corrigir, mas caminhavam de braços dados. E, paralelo a isso, o “Ovo da Serpente” aguardava o momento para eclodir. Eles nunca sumiram e sim, estrategicamente, se esconderam em partidos de direita, mas estavam aqui.


Há fala fácil da “Família, Propriedade, Pátria e Deus”, acrescendo um cenário mundial de recessão, tecnologias novas utilizando-se as fraquezas e anseios das pessoas veio a ascensão e eclosão do ovo. Mais um golpe numa democracia frágil.


Há uns dez anos, o discurso de trocar o carnaval para comprar merenda e fazer hospitais invadiram a internet, como agora é em defesa da saúde dos brasileiros, mas exatamente por aqueles que foram contra a vacina, buscaram de todas as formas burlar o isolamento social, mentiram e mataram em nome de uma “gripezinha”.


Tentaram, mentindo, jogar na responsabilidade da “esquerda” o Holocausto, mas foram desmentidos oficialmente. Abandonaram assim essa estratégia em função da história ainda viva e doída na família de milhões.



Esse mesmo pessoal que pedia e é contra o carnaval – a Festa do Diabo, por eles – quando no poder estavam, isso na esfera municipal, não fizeram carnaval e as crianças continuaram a comer “macarrão com salsicha”, enquanto no cardápio a comida era servida por Metres Franceses. Aqui culpado também é a Sociedade – Pais – que apenas largam seus filhos na escola e nada fiscalizam, inclusive a merenda.


Quando existia verba para o carnaval vinha premiada com um pedido de propina e, assim, as agremiações da cidade “enrolaram a bandeira”. Ficaram milionários e estão por aí viajando e morando no primeiro mundo, aparecendo em jantares de jogadores de futebol.


Também temos que “cortar na nossa carne” e reconhecer que dentro do Mundo do Samba há os infiltrados de extrema direita e também o que há de pior: Os Omissos. A rapaziada do “em cima do muro”, aquele grupo que “lava as mãos” e também conhecidos como filhos de Pôncio Pilatos. Esses querem ficar bem com todos para levar vantagem e ficar bem na foto, mas todos os desprezam.


A ciência vai determinar se haverá carnaval. Sambistas acompanham a ciência. Acompanham as regras ditadas pelos Governos, mas ordem absurda não se cumpre, isso é óbvio. A obrigatoriedade do “Passaporte de Vacina” é sensacional, maravilhosa.


Carnaval emprega. Cria renda e emprego para muita gente e, só para esclarecer, o Turismo é a segunda fonte de renda do mundo e a primeira é a guerra, onde nós suburbanos somos o alvo.



Sob alvos de acusações constantes de “infrações com relação ao Conforto Ambiental” - Resolução CONAMA 01/1990 e legislações posteriores, centros espíritas e escolas de samba sem amparo judicial são obrigadas a fechar, sob o manto do Estado. O mesmo acontece para clubes e, assim, os jovens são obrigados e jogados onde também há interesse de muitos: próximo às drogas. Tudo calculado, em tese.


Já não basta ter a casa onde se fundou a Umbanda derrubada, quase todos os centros espíritas e escolas de samba fechados? Já basta de perseguição à GRES Unidos do Porto da Pedra, nossa maior referência. Basta de covardia com a cultura de Preto!


Que cada Griots repasse aos descendentes o acontecido nesta época vergonhosa, lembrando que a “Serpente” tem muito mais ovos no ninho. Todo cuidado é pouco!


Tenha a certeza de que, apesar de você, terá carnaval, pois Ogum está de frente e Exu abre todos os caminhos!

Oswaldo Mendes é engenheiro e sambista, não necessariamente nessa ordem.





POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page