top of page

Carta aberta ao vereador Jairo Bananada, por Mário Lima Jr.


Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Jairo, pelo menos cinco bairros de São Gonçalo são poluídos em seu nome há anos. Qualquer pessoa que já circulou pelo Vila Três, Alcântara, Raul Veiga, Coelho e Almerinda já sentiu nojo, se era um visitante, ou vergonha, sendo morador de São Gonçalo, da sujeira que você patrocina. A prática de pendurar o próprio nome em um poste de luz não será silenciosamente admitida para sempre nesse município. Como vereador da cidade, representante das necessidades populares, é uma ofensa pública agir como se o povo precisasse de cartazes ilegais espalhados pelo território a cada data comemorativa. Você deveria entender que o gonçalense espera mais do que você pode oferecer: limpeza, em vez de sujeira. Beleza, ao invés de feiura. Ações, no lugar de propaganda barata.


Diz o Artigo 205 da Lei 017/2003, que instituiu o novo Código de Posturas de São Gonçalo:

– Escrever, pendurar faixas ou colar cartazes de qualquer espécie sobre coluna, fachada ou parede cega de prédio, muro, poste ou árvore de logradouro público, monumento, viaduto, elevado, ponte ou qualquer outro local exposto ao público, inclusive calçada e pistas de rolamento. Multa: 5 a 10 UFISG por área ou local.


É proibido, criminoso, vergonhoso e estúpido o que você manda fazer, ou permite que façam em benefício próprio. Considerando os bairros citados acima e apenas as faixas penduradas para o Natal e Ano Novo, Carnaval, Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Pais, você fica devendo de 125 a 250 UFISG por ano. Com o valor da unidade fiscal do município de São Gonçalo (UFISG) a R$ 37,06, sua dívida com o povo gonçalense, somente em 2020, pode alcançar R$ 9.265. Não é pouco não. Esse dinheiro seria bastante útil durante vários meses nas mãos de um pai ou mãe de família vivendo nas comunidades pobres que você polui.

O centro urbano gonçalense é sujo por causa da ação de vândalos que circulam ao seu lado nas ruas e na Câmara Municipal. A fiação elétrica dessa cidade não te pertence. O dano que você causa dura meses e só é substituído por outra faixa, outro dano. No dia dois de agosto, sua faixa desejando “Feliz Páscoa” e que o “Senhor nos livre do mal” ainda estava pendurada no bairro Almerinda. A Páscoa foi no dia doze de abril. O mal que Deus precisa nos salvar são os vereadores praticantes da política que anda de mãos dadas com o crime.


Da sua ação parlamentar podemos destacar as 50 moções de aplausos concedidas, número maior do que a quantidade de indicações legislativas e projetos de lei, provando que você está mais preocupado em dar e receber aplausos do que trabalhar para o benefício do povo.

Milhares de gonçalenses que nunca votarão em você estão nesse instante procurando postagens inteligentes nas redes sociais. O gonçalense carente, ainda preso a promessas vazias, em breve será impactado por mandatos que realmente respeitem São Gonçalo e um dia seu nome não será mais visto como opção para a urna eletrônica, ainda que esteja pendurado no prédio mais alto da cidade.


Mário Lima Jr. e escritor.




POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page