Buscar

Centro de castração é inaugurado no Amendoeira

Serão castrados animais a partir dos quatro meses até sete anos

Sob os olhares de diversos ativistas de proteção animal da cidade, o prefeito José Luiz Nanci inaugurou, na manhã desta sexta-feira (27), o 1º Centro Municipal de Castração para cães e gatos de São Gonçalo. Com a inauguração do Centro, São Gonçalo se junta a outras grandes cidades, como Rio e Niterói, no grupo de metrópoles que disponibilizam esse serviço de forma gratuita.


- Este é o primeiro centro de castração da história de São Gonçalo. Estamos dando um passo à frente no cuidado com os animais. Esse centro era uma solicitação dos moradores da nossa cidade. A castração faz parte das ações de prevenção de riscos à saúde pública e o Centro de Castração é de grande relevância, pois ao diminuir o número de animais na rua, consequentemente serão minimizados os acidentes com mordedura e problemas provenientes de diversas zoonoses - comemora o prefeito José Luiz Nanci.


O processo de castração animal será orientado pela Vigilância Sanitária com o apoio de uma médica veterinária do município. A expectativa é de que sejam realizadas semanalmente, em média, 30 cirurgias em cães e gatos.

Localizado no bairro Amendoeira, o Centro é equipado com três containers interligados com recepção, vestiário, sala de pré-operatório, sala de esterilização, sala de antissepsia, sala de cirurgia, sala de pós-operatório, copa e banheiros. A equipe da unidade será composta por quatro médicos veterinários cirurgiões, quatro médicos veterinários anestesistas e dois auxiliares, além de serviços gerais e administrativos. O centro funcionará de segunda a sexta, das 8h às 12h, e na parte da tarde, das 13h às 17h.


Ativistas da causa animal estiveram presentes e não esconderam a satisfação de passar a ter um local adequado para as cirurgias de castração ética, entre elas, Mônica Nunes, coordenadora do projeto "Leve um anjo para casa", que realiza adoção de cães e gatos mensalmente no Partage Shopping.


- Eu, enquanto protetora e dedicada à causa animal, fico muito feliz de estar participando de um momento como este. Esse serviço é de fundamental importância. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos. Lutamos a tanto tempo por isso. Me emociono porque essa luta é para o bem de todos os animais, cuidando deles, cuidamos das pessoas também - comemora.


Serão castrados animais a partir dos quatro meses até sete anos. No dia da cirurgia, cada animal passará por uma avaliação clínica, como verificação de mucosa, tempo de preenchimento capilar (TPC), aferição de temperatura corporal, estado de carne, avaliação cardiológica pela ausculta, avaliação pulmonar e abdominal.


O pré-agendamento já começou e para realizar o pré-cadastro basta enviar um e-mail para centrodecastracaosg@pmsg.rj.gov.br, com nome, CPF e endereço, sendo requisito obrigatório ser morador do município. A partir de outubro, os interessados receberão um e-mail de confirmação com data e horário da realização do agendamento, que será presencial, no Departamento de Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde, que administra o Centro. Cada pessoa poderá solicitar a castração de até três animais.


Estiveram presentes ainda a Juíza da 1ª. Vara Cível de SG, Denise Apolinário, vereadores e sociedade civil.


MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon