top of page

Centro de castração sai do Amendoeira e vai para o Mutuá

Nova unidade também fará testes de esporotricose e atendimento veterinários simples

Novo local ainda está em obras/Foto: Renan Otto
Novo local ainda está em obras/Foto: Renan Otto

O Centro de Castração que funciona no bairro Amendoeira será fechado pela Prefeitura e transferido para o Mutuá até junho deste ano.


Batizado com o nome de Marcio Barreiros Fernandes, o novo espaço (Cavem) vai realizar as castrações de cães e gatos, consultas de casos de baixa complexidade, além de aplicar a vacinação antirrábica animal durante todo o ano e fazer testes para detectar a esporotricose (zoonose causada por fungo que acomete cães e gatos, abrindo feridas na pele).


O Centro de Castração da Amendoeira tem cirurgias agendadas até o dia 15 de maio. O local realiza cerca de 20 castrações de gatos e cães – machos e fêmeas – por dia.


As novas marcações das cirurgias já serão para o Cavem, que terá capacidade para atender a mesma quantidade de castrações por dia. Por enquanto, os agendamentos ainda não estão sendo realizados, já que o novo local passa por adequações. Quando retornarem, as marcações serão feitas diretamente no local. O pré-agendamento será feito por telefone e internet.


O atendimento ambulatorial acontecerá quatro dias na semana. Um dia será reservado para os testes de esporotricose.


Apenas a castração necessitará de agendamento. Os demais serviços serão realizados com distribuição de senhas todos os dias da semana. Todas as orientações para a realização dos serviços estarão expostas em mural no local.



Homenagem

Marcio Barreiros Fernandes é o nome do antigo diretor da Vigilância Sanitária de São Gonçalo. Ele morreu vítima do coronavírus no primeiro semestre de 2020. “Faremos uma homenagem ao Marcio. Foi ele quem colocou para funcionar o Centro de Castração da Amendoeira. Sem ele, a realidade que vivemos de ter a castração na cidade, hoje, não seria possível. Por isso, vamos homenageá-lo com o nome do Cavem”, disse Marcelo Lima, atual diretor da Vigilância Sanitária.


Castração – Gatos e cães – machos e fêmeas – podem ser castrados em São Gonçalo. Para o pedido da cirurgia, é pré-requisito obrigatório ser morador da cidade, apresentar CPF, identidade e comprovante de residência.


Os animais devem ter de seis meses a sete anos e pesar, no máximo, 25 quilos. Os donos assinam o termo de ciência pré-operatório, que tem todas as orientações de como proceder no dia da cirurgia.


No dia, os responsáveis também são informados sobre os riscos da operação. As cirurgias acontecem de segunda a sexta, das 8h às 17h. Antes da castração, os animais passam por uma avaliação clínica. Estando aptos, eles são operados. Cada gonçalense poderá solicitar a cirurgia de um animal.


A Vigilância Sanitária fica no São Gonçalo Shopping (Avenida São Gonçalo, s/nº, Boa Vista). O Cavem fica na Avenida Paula Lemos, 307, em frente ao Colégio Santa Mônica.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page