top of page

Centro de orientação à mulher reinaugurado em Neves

O CEOM Zuzu Angel conta com psicólogas, assistentes sociais e advogado

Centro fica em Neves/Foto: Divulgação
Centro fica em Neves/Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira(07), data em que a Lei Maria da Penha completa 13 anos, o prefeito José Luiz Nanci reinaugurou o Centro Especial de Orientação à Mulher (Ceom) Zuzu Angel, em Neves, após um período de reformas. A revitalização marca também a comemoração pelos 22 anos do Ceom, que já realizou mais de 70 mil atendimentos. Ao mês, a unidade que conta com mais de 10 mil prontuários, acolhe cerca de 60 novas mulheres. 


- Nós, enquanto governo, temos o compromisso de oferecer o melhor atendimento para as vítimas de violência do nosso município, além de proporcionar um melhor ambiente de trabalho para a equipe técnica. Essas mulheres, vítimas de diversos tipos de violência, merecem toda a nossa atenção, carinho e acolhimento. O Ceom é um instrumento de luta e garantia da cidadania em São Gonçalo e essa reforma só vem a somar na qualidade do atendimento do equipamento - afirmou o prefeito José Luiz Nanci.

A instituição conta com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogas, assistentes sociais, jurídico e guarda municipal, que formam uma rede de apoio e acolhimento às mulheres que chegam ao local. O corpo de profissionais mantém constante articulação com as redes de proteção como o movimento de Mulheres, Defensoria Pública, Ministério Público, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Juizado da Violência Doméstica e familiar contra a Mulher, Guarda Municipal e a patrulha Maria da Penha, do 7º BPM.



- Temos um equipamento extremamente importante para as mulheres gonçalenses. A maioria delas não reconhecem que estão vivendo um ciclo de violência doméstica, com seus direitos violados. O Ceom pode ajudá-las no fortalecimento da autoestima e fomentar sua inclusão social, através de estratégias que promovam o rompimento do ciclo de violência, alimentado pelo agressor, com subsequente redução dos índices de violência. Essa reinauguração irá garantir um atendimento mais humanizado e de qualidade a essas mulheres - explicou Andréa Machado, subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres.


O Brasil é o quinto país com a maior taxa de feminicídio no mundo. Segundo a delegada titular da Deam de São Gonçalo, Débora Rodrigues, somente este mês, 10 pessoas já foram presas pelo crime de violência contra a mulher no município.


- Nossa cidade é um município de vanguarda na luta à favor da mulher. Qualquer violência contra nós mulheres, fere os direitos humanos e para combater ao crime, trabalhamos em rede com o Ceom e outros órgãos - explica. 


O Ceom Zuzu Angel fica localizado na Rua Camilo Fernandes Moreira, s/n, Neves (atrás da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Audição) e funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h. Telefone: 96427-0012.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page