Buscar

Centro Dia inicia programação de 2020 com oficinas de atividades físicas

O espaço conta com uma equipe multidisciplinar com psicólogo, assistente social, enfermeiros da área de gerontologia, fisioterapeuta e geriatra

A programação contou com oficinas de zumba/Foto: Divulgação

Praticar exercícios físicos com frequência traz inúmeros benefícios para a saúde. Manter-se ativo na terceira idade é essencial para que o envelhecimento seja um processo ativo e saudável. Com o intuito de promover saúde e bem-estar para a população idosa de São Gonçalo, o Centro Dia do Idoso, no Jardim Catarina, deu início às oficinas de 2020 nesta terça-feira (28), com uma programação especial voltada para atividades físicas.


O Centro Dia, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, é um espaço de acolhimento previsto no Estatuto do Idoso. O equipamento oferece várias oficinas que têm como finalidade proporcionar um espaço de cuidado e qualidade de vida. A oficina de alongamento foi a primeira atividade do dia. Das 8h20 às 9h20 a turma praticou o exercício físico voltado para a flexibilidade dos músculos.

- Este exercício auxilia na prevenção de doenças, dá mais disposição e até influencia na redução de medicamentos que muitos idosos tomam por causa da idade. Desde o início desta oficina, em abril de 2019, vi a evolução e melhoria de muitos usuários, inclusive de uma idosa que chegou muito debilitada por causa de uma fibromialgia e hoje ela está bem melhor. Poder ver e acompanhar toda essa evolução é muito gratificante para nós - conta a educadora física, Néli Heloisa Santana.


A programação de terça-feira contou ainda com oficinas de zumba, ginástica natural e dança sênior. O espaço conta com uma equipe multidisciplinar com psicólogo, assistente social, enfermeiros da área de gerontologia, fisioterapeuta e geriatra. Antes de iniciar as atividades, os usuários participam de uma sessão de relaxamento e aferem a pressão. Esses cuidados são para garantir que os idosos participem das atividades com segurança.

- Com as altas temperaturas dos dias de verão precisamos redobrar os cuidados com nossos idosos. Além de aferir a pressão e de fazer uma sessão de relaxamento antes de qualquer atividade, estimulamos eles a beberem água para se manterem hidratados - explica a assistente social e coordenadora do Centro Dia, Angélica Souza.


A diarista Ana Maria Claudino, de 66 anos, foi uma das alunas da oficina de zumba, sua primeira atividade no espaço, e falou sobre a experiência que, segundo ela, fez voltar no tempo.


- Vim fazer um exercício físico e me diverti muito, interagi com as pessoas e estou me sentindo leve, parece que voltei há uns 30 anos atrás. Fui muito bem recebida por todos do Centro Dia e estou me sentindo muito feliz - afirma Ana.


Para a secretária de Desenvolvimento Social, Luciana de Souza Alves, estimular a prática de exercícios e promover a inserção social é de grande importância para essa parcela da população.


- Fico feliz em ver nossos idosos tão cheios de alegria de viver, curtindo cada momento dessa fase da vida, preocupados com a saúde e o bem-estar. Nossa equipe tem realizado um trabalho dedicado e com muito carinho com nossa população idosa. Estamos sempre prontos para acolhê-los com atenção, respeito e amor - destaca Luciana.


MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon