top of page

Centro para Idosos, Mulheres e PCDs no Catarina faz um ano com 10 mil atendimentos

Complexo possui serviços integrados das secretarias de Assistência Social e de Saúde

Com a proposta de oferecer um serviço público de qualidade que esteja no alcance de toda a população, a Prefeitura Municipal de São Gonçalo inaugurou, no dia 15 de março de 2019, o complexo de assistência social e saúde Deputado Josias Ávila Júnior, no Jardim Catarina. Prestes a completar um ano de funcionamento, o equipamento já realizou mais de 10 mil atendimentos e vem fazendo a diferença na vida de muitos gonçalenses.

- Fico muito feliz em ver os resultados positivos conquistados nesse primeiro ano de funcionamento, isso se deve a integração das equipes que vem realizando um trabalho de muita dedicação, fortalecendo a implementação de políticas públicas de qualidade para a nossa população - afirma o prefeito José Luiz Nanci.


No complexo onde funciona o Centro Dia Para Idosos, o Centro de Referência e o Espaço Avançado de Atendimento a Saúde do Idoso, são atendidos atualmente 134 usuários que participam de diversos serviços e oficinas, além de atendimento clínico. Buscando proporcionar bem-estar e informação, além de contribuir para a inclusão social de seus usuários, os profissionais especializados que atuam nos equipamentos promovem workshops, palestras, rodas de conversa e festas em alusão às datas comemorativas.

Morador do bairro, José Meireles, de 75 anos, é um dos usuários dos serviços oferecidos pelo equipamento. O aposentado que frequenta o lugar desde a inauguração, considera o complexo a sua segunda casa.


- Nunca imaginei que existia um lugar com várias atividades voltadas para as pessoas idosas. Sou muito grato à prefeitura por oferecer esse espaço para nós. Estou quase todos os dias aqui, sou tratado com muito respeito e acolhido com muito carinho por todas as equipes. Participo de várias oficinas e de todos os eventos que acontecem, sou muito feliz aqui - conta Meireles.

O Espaço Avançado de Atendimento à Saúde do Idoso, sob gestão da Secretaria Municipal de Saúde, atende idosos a partir de 60 anos com serviços de geriatria, enfermagem gerontológica e fisioterapia, além de oficinas de estimulação cognitivas. Devido ao trabalho de excelência executado no espaço, São Gonçalo foi o único município do Rio de Janeiro escolhido na 7ª edição do Mapeamento de Experiências de boas práticas em gestão pública, pelo programa municipal de Saúde da Pessoa Idosa. O município participará da premiação que acontecerá em Brasília, no mês de outubro.


O Centro Dia para Idosos, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, é um espaço aberto à pessoa idosa, onde ela pode realizar atividades físicas e outros atendimentos ligados à qualidade de vida e bem estar. Entre as atividades oferecidas estão oficinas de música, alongamento, ginástica natural, zumba, dança sênior e teatro.


O Centro de Referência, da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, funciona como ponte de atendimento em casos de violência, violação de direitos, assistência médica e jurídica para idosos, mulheres e pessoas com deficiência. Com uma equipe técnica especializada formada por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais, o espaço oferece atividades de recreação sênior, artesanato e jogos de mesa.


O Complexo fica na Rua Albino Imparato, 1501, Jardim Catarina (Em frente a Lona Cultural).


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page