top of page

Com Delta na área, São Gonçalo alerta para os riscos da nova variante do Coronavírus

Secretaria de Saúde reforça necessidade de vacinação e medidas sanitárias

Originária da Índia, Variante Delta se alastra na Ásia e causa restrições/Agência Brasil
Originária da Índia, Variante Delta se alastra na Ásia e causa restrições/Agência Brasil

Com maior poder de transmissão, a variante Delta caracteriza-se por ser mais infectiva. E aí está o perigo. Por parecer um resfriado comum, as pessoas continuam com suas rotinas, não fazem testes e vão transmitindo a nova cepa nos ambientes que frequentam. Por isso, é muito importante que os gonçalenses mantenham as medidas sanitárias de isolamento social, uso de máscaras e mãos sempre higienizadas com água e sabão ou álcool em gel. O ciclo completo de vacinação – primeira e segunda doses – também é essencial.



Uma pessoa infectada com a variante Delta pode infectar até outras seis pessoas por conta de sua alta carga viral nas vias aéreas. Os sintomas diferem um pouco do que já conhecíamos. Na variante Delta, vemos muita congestão nasal, coriza, incômodo na garganta e dores de cabeça. Os sintomas se assemelham a um resfriado comum e fazem as pessoas negligenciarem o distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel. Também não fazem testes, que continuam sendo essenciais”, disse o infectologista, coordenador do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) de São Gonçalo, Raphael Rangel.


Apesar de ser mais transmissível, podendo afetar também as crianças, a nova variante ainda não se mostrou mais letal. No entanto, todos os cuidados continuam sendo necessários, já que se trata de uma variante que ainda está sendo observada. “Sempre quando aparece uma nova variante, é tudo novo. Cada uma se comporta de um jeito e temos que ir nos adequando, mas mantendo as medidas de higiene, isolamento e vacinação. O cenário é de observação e o foco precisa ser sempre o bem estar e a saúde da população”, opinou Raphael.



Vacinação

Nesse novo contexto, a imunização da população – aplicação das duas doses das vacinas ou dose única da Janssen – se faz cada vez mais necessária. Por isso, o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Dr. André Vargas, convoca a população para que continue procurando os locais que aplicam as vacinas contra o coronavírus para completarem a imunização.



Precisamos que todos os gonçalenses que já tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19 voltem aos locais para se imunizarem. As pessoas com mais de 18 anos que ainda não se vacinaram com a primeira dose, principalmente os idosos, devem procurar os pontos de vacinação para se vacinar, evitando novas internações e restrições na cidade”, explicou André Vargas.


Outra dica importante para evitar a contaminação por coronavírus é sempre priorizar ambientes ventilados e evitar os totalmente fechados.



Somente com essas combinações (medidas sanitárias e vacinação), conseguiremos barrar essa transmissibilidade comunitária da variante Delta, nos protegermos e estarmos preparados para a tão esperada retomada do normal. Vale ressaltar que as máscaras protegem contra todas as variantes, assim como as vacinas. Por isso, cuide-se e vacine-se”, finalizou Raphael.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page