top of page

Conselheiros Tutelares: partiu posse!

Nova gestão de Conselheiros Tutelares de São Gonçalo participa de 2º Simpósio de Capacitação para a posse no dia 13/01

Encontroe ocorreu na FFP-UERJ/Foto: Divulgação
Encontroe ocorreu na FFP-UERJ/Foto: Divulgação

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Gonçalo (CMDCA-SG) realizou, nesta quarta (8) e quinta-feira (9), o II Simpósio dos Conselheiros Tutelares, pleito 2020-2024. A capacitação teve como objetivo qualificar as intervenções, em especial a adoção de medidas de proteção e acesso à promoção dos direitos humanos e fundamentais de crianças e adolescentes em conformidade ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de São Gonçalo.

Com o tema “Conhecendo a Política de Promoção, Proteção e Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes no município de São Gonçalo”, o simpósio contou com uma programação de palestras e apresentações da rede de atendimento, promoção, proteção e garantia de direitos do município. No primeiro dia, a mestre em serviço social e especialista em políticas públicas e intersetorialidade, Vanessa Cristina dos Santos Saraiva, falou sobre a trajetória e as normativas das Políticas Públicas de Atenção à Criança e ao Adolescente.

No segundo dia, a professora da UFF e membro da diretoria do Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro (Cress/RJ), Natália Figueiredo, conduziu a palestra sobre o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente: Redes, Intersetorialidade e Fluxos de Atendimentos. Durante os dois dias, os conselheiros foram apresentados aos programas e instituições vinculadas às Secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, que formam a rede de atendimento do município.


- Este II Simpósio tem como objetivo ampliar o conhecimento da nova gestão de conselheiros tutelares para aprimorar a prática profissional, o cotidiano e os seus desafios, além da relação dos conselheiros com a assistência, educação e a saúde na garantia de direitos da criança e do adolescente. Este evento é de extrema importância, um preparatório para que os conselheiros possam ser empossados e atuarem com conhecimento das redes de serviço - explica Mariana Friziero, assessora técnica do CMDCA-SG.


No dia 13 de janeiro acontecerá a cerimônia de posse dos Conselheiros Tutelares. O evento será a partir das 9h, na Uerj-FFP (Rua Doutor Francisco Portela, 1470, Patronato).


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page