Buscar

consultório odontológico 24 horas na UPA Nova Cidade é inaugurado

Na unidade, o dentista de plantão atende casos de urgência e emergência

Prefeito acompanhou inauguração/Foto:Divulgação

O prefeito José Luiz Nanci inaugurou, na manhã desta quinta-feira (15), o consultório odontológico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nova Cidade. Disponível 24 horas por dia para urgência e emergência, o consultório tem capacidade para atender 100 pacientes ao dia. O serviço é aberto ao público em geral e atende pacientes de todas as idades que possuam qualquer tipo de dor relacionada à região bucal, como dor de dente, disfunção na articulação da mandíbula, abscessos, além de sutura de face ou boca. 


- Estou muito feliz em ampliar este serviço que, hoje, funciona em três unidades de emergência. A prevenção e o tratamento de doenças que acometem a boca refletem na saúde geral do indivíduo. Quando não o fazem, muitas pessoas sofrem com dor de dente, principalmente durante a madrugada. Por isso a importância de termos emergências 24 horas - explica Nanci.  


Na unidade, o dentista de plantão atende casos de urgência e emergência por ordem de classificação de risco – os casos mais graves e aqueles que causam maior sofrimento ao paciente são atendidos de imediato. Por isso, para os casos de rotina, não emergenciais, como restaurações, extrações, raspagem de tártaro e aplicação de flúor, a população deve procurar atendimento pela equipe de saúde bucal, na atenção básica dos municípios.


- O serviço é dotado de todos os insumos, instrumentos e equipamentos necessários para oferecer um atendimento com dignidade, além de ter profissionais com competência e habilidades para a resolução dos problemas trazidos pelos usuários - enfatizou o secretário de Saúde, Jeferson Antunes. 


No local, irá atuar uma equipe odontológica composta por cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal (ASB), que se revezam durante 24 horas, já que a unidade funciona durante todos os dias da semana, incluindo feriados e pontos facultativos. 


Segundo o subsecretário de Odontologia, Fernando Fadel, várias situações são consideradas de urgência, como dor, hemorragias, fraturas dentárias, fraturas de restaurações, extrações dentárias, abscessos periodontal e traumatismo. "A urgência odontológica é uma medida rápida de atendimento que tem o objetivo de aliviar os sintomas dolorosos e infecciosos da cavidade bucal, e nós cirurgiões-dentistas somos os únicos profissionais habilitados  para resolvermos esses tipos de problemas dentários.


Atualmente o município conta com três unidades odontológicas emergenciais: UPA Nova Cidade, UPA Pacheco e Pronto Socorro Central. 


MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon