top of page

Consumo de carne bovina chega ao menor nível em 25 anos no Brasil, diz Embrapa

Inflação galopante e desemprego persistente no País são fatores apontados por pesquisadores


Foto: AFP
Foto: AFP

Carta Capital - O consumo de carne bovina no Brasil caiu para o nível mais baixo em 25 anos desde o início da pandemia, segundo pesquisadores do Centro de Inteligência da Carne Bovina da Embrapa Gado de Corte, que se basearam nos dados da Companhia Nacional de Abastecimento.


Esse consumo de carne bovina chegou a 26,5 quilos por habitante em 2021. No pico, em 2006, o registro foi de 42,8 quilos – houve, portanto, um recuo de quase 40%. Em 2020, a média foi de 29,3 quilos por habitante.




Embora os pesquisadores do CiCarne estimem “um crescimento constante à medida que a renda e as preferências alimentares se expandam”, a inflação galopante e o desemprego persistente no País colocam em xeque a intensidade da retomada


A inflação perdeu ímpeto em novembro, mas continua a castigar o bolso dos cidadãos. No mês passado, o IPCA foi de 0,95%, abaixo dos 1,25% de outubro. O índice, porém, levou a alta acumulada em 12 meses a 10,74%, de acordo com dados divulgados pelo IBE.




Já a taxa de desemprego caiu para 12,1% no trimestre encerrado em outubro, mas a falta de trabalho ainda atinge 12,9 milhões de brasileiros. Além disso, o rendimento médio da população ocupada encolheu pelo 5º trimestre seguido, para uma mínima histórica.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page