Buscar

Coronavírus: Centro de Triagem no Zé Garoto passa a fazer exames de Swab e Sorologia

Exames custam quase R$ 300 reais nos laboratórios particulares

Foto: Zé Garoto/Foto: Divulgação

O município de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, está realizando agora, no Centro de Triagem ao Coronavírus, no Zé Garoto, os exames de Swab (do cotonete) e Sorologia, IGM e IGG (de coleta de sangue) nos pacientes com indicação médica. A unidade realiza, ainda, todos os dias, cerca de 600 testes rápidos, cujo resultado sai em 10 minutos.


Moradora de Niterói, a atendente Fabiana Alves de Souza, de 52 anos, e o filho Alexandre, de 21, procuraram a unidade na manhã desta quinta-feira (20) após passarem por uma unidade de saúde na cidade vizinha.


- O teste rápido do meu filho deu negativo, mas ele está, há quase 10 dias, com falta de ar, cansaço, sem paladar e olfato e tosse. O médico então decidiu fazer o Swab e a Sorologia. Estes exames custam quase R$ 300 reais nos laboratórios particulares. Mas graças a Deus estamos resolvendo tudo aqui - garantiu Fabiana, que também foi indicada a fazer os exames.


O número de testes rápidos realizados no Centro de Triagem ao Coronavírus, próximo ao Correios do Zé Garoto, saltou de 300 para 600 exames realizados diariamente. A unidade, que funciona todos os dias, das 8 às 18 horas, completou quatro meses de funcionamento esta semana com cerca de 42 mil testes rápidos realizados no período.  

O serviço é voltado para pessoas que desenvolvem os sintomas similares aos provocados pelo novo Coronavírus, como febre, tosse, coriza e dificuldade de respirar. Além de equipes médicas e de enfermagem capacitadas, o Centro de Triagem conta com recepção, consultórios médicos, sala de espera, sala de estabilização e de administração.


Moradora do bairro Engenho Pequeno, a auxiliar de departamento de pessoal Francisca Elani, de 52 anos, também buscou atendimento no Centro de Triagem na manhã desta quinta-feira. “Atendimento perfeito, rápido. Meu marido esteve aqui na semana passada e retorna amanhã (sexta-feira) para refazer o teste”, garantiu.  


O secretário de Saúde, Jefferson Antunes, aconselhou que a população só vá aos hospitais em caso de agravamento dos sintomas. Entre eles, a dificuldade de respirar, prostração e sinais de desidratação.


- Aqui é feita a triagem, consultas e os encaminhamentos necessários de cada caso, podendo ser isolamento domiciliar ou internação hospitalar. Recomendamos à população a procurar unidades hospitalares somente em situação de extrema necessidade para evitar a aglomeração - explica.



MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon