Buscar

Coronavírus: Morro do Estado recebe kits de higiene e limpeza

Moradores dos morros da Chácara e do Arroz também recebem os produtos nesta sexta-feira (3). Amanhã, será a vez da Engenhoca, na Zona Norte

Gracielly, 22 anos, foi uma das beneficiadas/Foto: Douglas Macedo

Nesta sexta-feira (3), moradores do Morro do Estado, do Morro do Arroz e da Chácara, todos na região central de Niterói, receberam os kits de higiene e limpeza distribuídos pela Prefeitura de Niterói. Amanhã (4), a distribuição será realizada na Engenhoca, Zona Norte.     

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, que esteve no Morro do Estado acompanhando a entrega, reforçou que a distribuição dos kits é feita pelos profissionais do Programa Médico de Família, porta a porta, de maneira planejada e, portanto, não há necessidade de as pessoas saírem de casa para irem buscar os produtos.


“Iniciamos a distribuição dos kits de higiene na segunda-feira, 30 de março, no Caramujo. Já foram distribuídos mais de 15 mil kits dos 80 mil que vamos entregar às famílias até o dia 10 de abril nas comunidades de Niterói. Portanto, reforço o pedido para que todos não saiam de casa, que mantenham o isolamento social”, enfatizou.


A ação vai beneficiar, ao todo, 220 mil pessoas de Niterói e ajudar a impedir a disseminação do vírus. A vice-presidente de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família da Fundação Municipal de Saúde de Niterói, Maria Célia Vasconcellos, explicou que, junto ao kit, as famílias recebem também um folheto explicativo com orientações de como realizar a limpeza da casa de forma correta neste momento.


“É muito importante que todos sigam as orientações, que continuem sempre se preocupando em estar com as mãos bem lavadas e que permaneçam em casa”, afirmou Maria Célia, lembrando que o kit conta com álcool em gel, sabonete, sabão em pó, detergente, cloro e água sanitária. 

Voluntários  

O trabalho de distribuição de kits no Morro do Estado contou com a participação de cerca de 20 voluntários, todos moradores da comunidade. A distribuição é realizada pelos profissionais das unidades de saúde, que lá receberam este reforço.


Gabriela Ferreira Nunes, de 21 anos, é uma das integrantes do time de voluntários. Moradora do Morro do Estado desde que nasceu, ela contou que não teve dúvidas em aceitar o convite para participar da ação.


“É um momento em que todos nós precisamos ajudar uns aos outros de alguma forma. O isolamento social é difícil, mas necessário. Aqui temos muitos idosos que estão precisando dessa ajuda. Então, decidi que ia contribuir, que ia fazer a minha parte. Estou muito feliz em poder fazer um pouquinho pelas pessoas que moram aqui. Junto aos agentes de saúde a gente consegue agilizar a entrega porque também conhecemos os moradores e cada cantinho da comunidade”, disse Gabriela.     


Outra jovem moradora do Morro do Estado, Graciely Vieira, 22 anos, estava no portão à espera do kit e ressaltou que os produtos chegaram em boa hora para a comunidade.


“Tenho visto pessoas indo as ruas para pedir produtos de higiene e limpeza, já que não têm condições de comprar. Hoje, com certeza, eles vão ficar muito felizes e aliviados com a chegada dos kits’’, pontuou.


Marta da Silva Basílio, 63 anos, foi uma das primeiras moradoras da comunidade a receber o kit. Cumprindo à risca a quarentena, a aposentada agradeceu pelo material entregue em sua residência.


“Esse kit veio na hora certa. Já estava com pouco material de limpeza, sem álcool em gel, por exemplo. A cartilha que vem junto explicando como deve usar os produtos também é muito importante. O melhor é que nem precisei de sair de casa, porque estou evitando ir para a rua. Em casa, consigo proteger a mim e a minha família’’, enfatizou.


Paulo Roberto da Silva, 56 anos, também elogiou as iniciativas que a Prefeitura vem adotando junto às comunidades no combate ao coronavírus.  


“Fiquei muito satisfeito com a sanitização que foi feita nas nossas ruas e, agora, a chegada desses produtos de limpeza. Essas ações têm ajudado bastante a gente que realmente precisa desse suporte para enfrentar esse momento’’, finalizou.    

MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon