top of page

Covid: variante britânica é confirmada em São Gonçalo

Essa mutação, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) aumenta em 61% o risco de morte

A Secretaria de Saúde alerta que, independentemente das variantes, as medidas de prevenção, diagnóstico e tratamento da covid-19 seguem as mesmas (Imagem: Phil Noble/REUTERS)
A Secretaria de Saúde alerta que, independentemente das variantes, as medidas de prevenção, diagnóstico e tratamento da covid-19 seguem as mesmas (Imagem: Phil Noble/REUTERS)

O primeiro caso da variante britânica da Covid-19 na cidade de São Gonçalo foi confirmado oficialmente pelo governo Nelson Ruas (PL) na manhã desta sexta-feira (18). Segundo a Secretaria de Saúde (SEMSA), o paciente com a variante (cepa) do patógeno é morador do bairro de Santa Catarina, tem 56 anos e já está curado da doença.


Segundo nota distribuída esta manhã à Imprensa pela Prefeitura, a SEMSA iniciou os procedimentos relativos ao caso imediatamente após avisada pela Superintendência em Informação de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. O paciente testou positivo para a variante Alpha (B.1.1.7,) com origem no Reino Unido.


Essa mutação, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) aumenta em 61% o risco de morte.


Ainda segundo a nota, o paciente diagnosticado com a variante Alpha ficou em isolamento social por 15 dias, sendo monitorado por profissionais da pasta. Não há, até o momento, outros casos notificados pela superintendência estadual desta variante na cidade. O paciente encontra-se curado e sem sequelas.


A secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da subsecretaria de Vigilância em Saúde, informa que notificou no dia 9 deste mês a secretaria municipal de São Gonçalo. A Secretaria estadual ainda investiga se o caso é autóctone, ou seja, adquirido dentro do estado ou importado.


Segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, com o aumento na transmissão das variantes do coronavírus em todo o mundo, pôr fim a restrições "muito rapidamente" pode ser desastroso àqueles que não foram vacinados.


Com informações de A Tribuna e G1.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page