top of page

Crianças entre 5 e 9 anos fora da escola bate recorde

Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) revela que a pandemia da Covid-19 provocou aumento de 197,8% na evasão escolar de crianças em fase de alfabetização

Retorno presencial às aulas foi desigual/Foto: Divulgação
Retorno presencial às aulas foi desigual/Foto: Divulgação

O número de crianças em fase de alfabetização, fora da escola, aumentou significativamente com a pandemia da Covid-19. Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) revela que a evasão escolar cresceu em 197,8% e atingiu o ápice de 5,51% no fim de 2020, o maior em 14 anos.


De acordo com o estudo “Retorno para escola, jornada e pandemia”, os alunos mais novos foram os mais prejudicados, com taxa de retorno presencial menor. No terceiro trimestre do ano passado, a taxa para a faixa etária estava em 4,25%, quase o triplo de 2019, que era de 1,41%.



Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o diretor da FGV Social, Marcelo Neri, afirma que o abandono escolar de crianças nas séries iniciais pode gerar no futuro piora nos índices de analfabetismo total ou funcional (quando a pessoa sabe ler, mas não sabe interpretar) no país.


“O atraso nessa idade deixa cicatriz, ainda assim, temos que tentar recuperar. Vínhamos observando melhora na faixa etária nos últimos 40 anos e agora voltamos ao nível de 14 anos atrás”, disse Neri.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page