top of page

Daniel Scarmont: 'Sou a erudição do gueto falando de amor, da vida e das coisas'

Por Erick Bernardes

Daniel Scarmont é poeta, cronista, cantor, instrumentista, escritor de blog, atleta de várias modalidades de artes marciais. Esse artista plural gonçalense anda às voltas com a divulgação da sua mais recente obra, o livro de poesias O segredo do poeta, publicado pela editora Itapuca. Daniel falou para o Jornal Daki sobre sua vida e sua carreira profissional nos vários âmbitos culturais.

Quem é Daniel Scarmont? Esse é seu sobrenome mesmo? Fale sobre você pra gente, por favor?


Eu não consigo me ver feliz em nada que não envolva arte, então sendo artista, sempre fui Daniel Scarmont, mas meu nome de registro é Daniel Azevedo e, como atleta de artes marciais, acaba sendo positivo ser uma pessoa de dois nomes para dois segmentos.


Qual é e foi seu maior motivador para a poesia de ontem e de hoje, da música e da arte em geral?


Eu me lembro de já pensar poeticamente antes mesmo de saber o que era isso. Nunca procurei diluir a arte em suas formas e tentar categorizar isso como música, aquilo como poema, aquilo outro como um desenho, tudo era uma única coisa e, como um todo, me mm incentivava. Eu sempre acreditei na força que um bom momento pode ter para ser um gerador de arte, então todo dia há um novo detalhe que possa motivar uma obra.


Como você classifica seu estilo poético? Já teve alguma experiência com publicação do seu trabalho artístico?


Eu devo me classificar poeticamente? Digo, ter um estilo, abraçar um padrão e se enquadrar em um perfil? Gosto de pensar que sou livre pra transitar entre estilos sem perder a identidade (ou pelo menos tentar). Ser o clássico pós-contemporâneo e a erudição do gueto falando de amor, da vida e das coisas.


Qual o conselho que você dá pra quem decide seguir o mesmo caminho que você?


Nossa capacidade é do tamanho da nossa força de vontade. Os caminhos da arte são difíceis e não estamos em um momento favorável, mas a boa notícia é que sempre haverá pessoas pra abraçar e impulsionar seus sonhos, mas sendo seus sonhos, você é o maior responsável por mantê -los acesos e vívidos.

Você tem projetos? Quais são?


Eu tenho minha carreira como músico e cantor realizando apresentações de voz/violão ou banda em eventos culturais e comerciais. Atuo também como guitarrista do Projeto Fidos, um trio instrumental com influências de rock, jazz, blues e pop mesclados com ritmos nacionais como samba, funk, baião e outros. Trabalho como escritor e poeta, letrista e compositor de canções e trilhas sonoras para cinema, teatro e TV.


Verdade que você é atleta, como é isso?


Sim. Se a arte pode ser marcial, eu não poderia me ver fora disso. Eu represento quarto modalidades de arte marcial: Jiu-jitsu, pela Arion Team, com o mestre José Aristeu. Judô, pelo Instituto Fé na Luta, da Equipe Pupo, do mestre Ricardo Pupo e com sensei Allan Corrêa. Luta Livre Esportiva, com a Guilhotina Fight Team, do mestre Alexandre Pequeno, com os professores Vitor Silva e Wallace Velho Taekwondo, na Equipe Hwarang, com o mestre Allan Vianna. Contabilizando mais de 30 títulos nacionais e internacionais.


Caso alguém se interesse pelo seu trabalho, como proceder e te contactar (zap, e-mail, telefone, blog)?


Contatos para eventos e parcerias: Facebook: Daniel Scarmont, Instagram: @danielscarmont e e-mail: danielscarmont@hotmail.com. Lembrando que lançarei meu livro O segredo do Poeta no Bistrô Cultural D’Avó. Será nesse sábado próximo, dia 10 de agosto, às 15 horas. Rodo Shopping, Rua R. Nilo Peçanha, 56, Centro, SG. Espero todos lá, ficarei muito feliz.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page