top of page

Depois de um ano, alunos voltam às escolas em São Gonçalo

Unidades de ensino começaram a receber hoje crianças e adolescentes para aulas presenciais

Capacidade é de até 50% por turma/Foto: Divulgação
Capacidade é de até 50% por turma/Foto: Divulgação

Após mais de um ano de portas fechadas, esta segunda-feira (8) marcou o retorno de cerca de 36 mil alunos da rede municipal de ensino de São Gonçalo ao ambiente escolar. A Secretaria de Educação iniciou a segunda fase do sistema híbrido, com a recepção dos alunos. As aulas serão realizadas em revezamento de grupos, dividindo 50% dos estudantes em cada modelo de ensino, presencial e remoto, de acordo com a capacidade do espaço físico e a realidade de cada unidade. Já os que optaram, na avaliação diagnóstica, por seguir no sistema remoto, vão manter a mesma dinâmica que já vem acontecendo desde 8 de fevereiro.


A Escola Municipal Luiz Gonzaga foi uma das unidades que recebeu alunos com todos os protocolos de segurança nesta segunda-feira. Os cerca de 200 jovens foram recepcionados pela secretária de Educação, Lícia Damasceno, que conferiu de perto o retorno.


- O ambiente escolar é um pilar muito importante na construção do cidadão. Contudo, esse retorno precisa ser feito de forma responsável e segura. Preparamos as escolas com todo cuidado e carinho, seguindo todas as normas de segurança - comentou a secretária.


Outra unidade que também recepcionou foi a Escola Municipal Visconde de Sepetiba, em Nova Cidade. Dos 997 alunos matriculados, até o momento 358 já optaram pelo híbrido.


- O retorno aconteceu de forma tranquila e segura. As crianças estavam atentas às recomendações de segurança e a nova forma de lidar com os colegas no ambiente escolar. Estamos atentos a cada conduta e feliz por rever nossos queridos alunos - disse a diretora da unidade, Michelle Cazé.


Os professores com mais de 60 anos ou com comorbidades, comprovadas por meio de laudo técnico, vão seguir no sistema remoto, independente da opção escolhida pelo aluno. Não haverá diferenciação de conteúdo nos dois modelos de ensino.


- Esse retorno acaba estreitando os laços. Precisamos ter muito cuidado nessa situação. Nesse primeiro momento, o retorno foi bem tranquilo, turmas com quantitativo reduzido de alunos, sala ampla e distanciamento ideal para a segurança de todos - comentou a coordenadora pedagógica Vanessa Tinoco.


Protocolo

Com a segunda fase do sistema híbrido, a Secretaria de Educação irá adotar um rigoroso plano de contingência em caso de contaminação no ambiente escolar. No caso de contaminação de um aluno, o mesmo será afastado e realizará o isolamento social em casa. Se tiver mais de um aluno contaminado na mesma turma, a mesma será fechada por 14 dias. Já se tiver mais de um caso em turmas diferentes no intervalo de 14 dias, o gabinete de crise irá se reunir para avaliar o possível fechamento da unidade.

Entrega

Na semana passada, todas as 116 unidades da rede municipal iniciaram a entrega do material pedagógico a ser utilizado no ano letivo e a avaliação diagnóstica, que tem o objetivo de identificar os alunos que desejam seguir no sistema remoto ou migrar para o híbrido. As duas ações seguem nesta semana. Além disso, a primeira semana do sistema híbrido também foi marcada pelo acolhimento socioafetivo dos professores, com as orientações pertinentes e os cuidados a serem observados no retorno.

Adequação

Buscando o melhor ambiente para os alunos da rede municipal, a Secretaria de Educação de São Gonçalo segue adequando cinco unidades, do universo de 116, de acordo com o protocolo de retomada das aulas presenciais. Dentre as unidades está o Colégio Municipal Presidente Castelo Branco, que está sendo preparado para seguir como uma referência educacional dentro do município.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page