top of page

Detran RJ oferece atendimento prioritário para pessoas com deficiência nesta sexta (24)

PCDs poderão realizar serviços de identificação civil e habilitação em qualquer unidade do departamento sem agendamento


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Brasil de Fato - Na próxima sexta (24), o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ) fará atendimento prioritário para pessoas com deficiência (PCDs). Neste dia, o cidadão PCD poderá realizar serviços de identificação civil e de habilitação em qualquer unidade do departamento sem necessidade de agendamento prévio.


A emissão de identidade será gratuita, assim como os serviços de primeira habilitação e renovação da carteira de motorista, sendo que os serviços de habilitação necessitam de abertura de processo administrativo. Os atendimentos serão feitos com a apresentação de laudo médico original, emitido nos últimos seis meses, informando o Código Internacional de Doenças (CID) e a descrição da deficiência.


Os interessados devem verificar no site do Detran-RJ quais os documentos obrigatórios para fazer cada serviço que desejam. Por exemplo, para tirar a identidade, é necessário apresentar original e cópia da certidão de nascimento ou casamento, dependendo do estado civil do requerente.


Os serviços veiculares serão oferecidos no posto Detran Acessível – PCD, que fica na Av. Francisco Bicalho (entrada pela Rua Idalina Senra 35, em São Cristóvão, Zona Norte da capital).




O Detran também irá oferecer na sexta, a inscrição para o programa "Cidadania Sobre Rodas", que fornece aulas gratuitas de direção para pessoas que necessitam de carro adaptado.


Os candidatos ao curso de direção "Cidadania Sobre Rodas" precisam levar original e cópia da carteira de identidade, original e cópia do CPF, original e cópia do comprovante de residência ou domicílio no estado do Rio de Janeiro (conta de água, luz ou telefone).


Caso não possa apresentar a referida documentação, o candidato deverá preencher a Declaração de Residência fornecida pelo Detran no ato de abertura do processo administrativo. Também é necessário estar com o laudo médico recente, emitido nos últimos seis meses, contendo o tipo e grau da deficiência, além do código da tabela CID-10.


Para se inscrever no programa, o candidato deverá comparecer ao Posto Detran Acessível (PCD), mencionado acima, das 8h às 16h, ou procurar uma das 11 Ciretrans para se cadastrar neste dia. As vagas são limitadas.


A ação do Detran-RJ ocorre em homenagem ao Dia do Orgulho Autista, que foi celebrado em 18 de junho.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.





POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page