top of page

Dicas do Rofa: Carnaval antigo no Municipal de São Gonçalo

Existem inúmeras “Dicas Culturais” nas mais variadas formas de arte pela região. Separamos a seguir algumas dessas dicas para conhecimento e participação de todos...



“Relembrando os carnavais antigos de São Gonçalo”, exposição em São Gonçalo


carnaval antigo
Foto: Divulgação

A mostra conta com mais de 100 peças originais com o objetivo de resgatar a essência do carnaval antigo da cidade, a Secretaria de Turismo e Cultura abriu as portas do Teatro Municipal, a partir da terça-feira (22/2), para a exposição “Relembrando os carnavais antigos de São Gonçalo”, do artista plástico Vinicius Soares.


“Por anos o carnaval em São Gonçalo foi destaque no Estado do Rio. A cidade tinha diversos concursos de fantasias, bailes, que atraíam muitas pessoas e alegravam os gonçalenses. Mas, com o passar dos anos, esse encanto foi se perdendo. A exposição visa retomar essas lembranças de anos passados e aguçar o sentimento das pessoas para que a tradição seja recuperada”, destacou o secretário Lucas Muniz.


A mostra, que será aberta ao público no hall do Teatro na próxima quarta-feira (23), conta com mais de 100 peças originais, entre artigos da década de 1920 e acessórios mais atuais.


O Teatro Municipal de São Gonçalo fica na Rua Dr. Feliciano Sodré, 100, no Centro. A exposição ficará aberta ao público todos os dias, das 14h às 21h. Entrada franca. Classificação etária: livre.


O Projeto Ballet Jovem de Niterói começou!


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No último dia 23/2, o Studio Arte dos Pés realizou a primeira audição de formação de bailarinos no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói.


A convocação foi de jovens ente 15 e 21 de anos. Participaram na apresentação os jurados Renata Villaça Mello (Fundadora, ex-diretora e ex-bailarina da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói), Thiago Caetano (Diretor, coreógrafo e bailarino da Caetano Cia. De Dança), Maria Vakhursheva (bailarina e professora russa do Krov Ballet) e Irina Sazonova (bailarina e professora russa da Ópera Estatual de Perm). O resultado será conhecido em 28/2.


Maricá implantará projeto cultural para moradores do Minha Casa Minha Vida


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Ao todo, 160 crianças e jovens entre 8 e 16 anos terão aulas gratuitas de dança, percussão, estética, arte, cidadania e tecnologia da informação, em Itaipuaçu e Inoã. A previsão é iniciar as atividades neste semestre.


O projeto da Secretaria de Cultura tem o apoio da Secretaria de Educação e será executado pela associação cultural Ilê Aiye, de Salvador (BA), que faz esse trabalho com crianças e adolescentes há 47 anos.


“É um projeto que envolve cultura com dança, percussão e a formação de agentes culturais”, destaca o secretário de Cultura, Sady Bianchin, durante apresentação da iniciativa ao prefeito Fabiano Horta.

Que a nossa região respire mais cultura para que possamos a cada dia termos mais destaques em diversas formas artísticas!!!


Quer ver o seu evento cultural destacado aqui? Contato: rofa.jornalista@gmail.com


* Rofa Rogerio Araujo é jornalista, escritor (cronista, contista e poeta), professor, palestrante, filósofo e teólogo.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.




POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page