Educação e futebol, por Victor Machado

O Flamengo é o líder do Campeonato Brasileiro e faz semifinal com o Grêmio pela Copa Libertadores. No entanto, o técnico Jorge Jesus não parece estar satisfeito. No último domingo, mesmo após vitória contra a Chapecoense, as câmeras da TV flagraram o mister dando uma senhora bronca no meia Reinier de 17 anos. Jesus não gostou das firulas feitas pelo jovem durante a partida e não perdeu tempo chamando atenção imediatamente e de forma dura seu atleta.

Aspas para o Mister
“O Reinier estava bem, mas tem 17 anos, tem que aprender muita coisa. Eu o tirei do jogo não por estar mal. Fez algumas coisas que eu pedi para não fazer. Ele gosta de dar uma nota artística quando o jogo não pede nota artística. O tirei para ele perceber que tem que jogar tecnicamente como sabe, mas quem manda sou eu”, disse o treinador em entrevista coletiva.
Professor
É papel do técnico ajudar na formação dos jovens atletas. O jogo é sério e vale 3 pontos. Na vitória ou na derrota é preciso colocar em prática tudo que foi treinado. Na sociedade como um todo vários problemas poderiam ser evitados se os jovens ouvissem os pais e os professores, por exemplo. Broncas educam. É preciso saber assimilar.
Técnico demitido
Dessa vez foi Eduardo Barroca que não resistiu a péssima fase atravessada pelo Botafogo. Após derrota para o Fluminense por 1 a 0 no domingo o técnico deixou o cargo que agora pode ser ocupado por dois conhecidos dos alvinegros: Alberto Valentim (atualmente no Avaí) e correndo por fora Jair Ventura, que é o preferido da torcida.
Pé na forma
Como perde pênalti o Vasco da Gama!
Victor Machado é professor de Geografia e Sociologia.
