top of page

Em entrevista, Rádio Censura livre irá explorar importância atual do Radioamadorismo

No mundo todo esse modelo é muito explorado por escolas e Universidades para treinamento de jovens e adultos. Programa vai ao ar amanhã, 17


Por PY1TV Oswaldo Mendes, Especial para o Jornal Daki

Zé Guilherme (centro) - PY1BBM e o da direita é o Presidente da Labre RJ Sérgio PY1PP serão os entrevistados/Divulgação
Zé Guilherme (centro) - PY1BBM e o da direita é o Presidente da Labre RJ Sérgio PY1PP serão os entrevistados/Divulgação

Radioamadores que atuam no Rido de Janeiro serão entrevistados amanhã na WEB Rádio Censura Livre, com sede no bairro do Rocha, em São Gonçalo, a partir das 09:00 horas, falando sobre temas relacionados ao que aconteceu no ano de 2019 no Radioamadorismo e as projeções para este ano de 2020.


O Serviço de Radioamadorismo é o serviço de telecomunicações de interesse restrito, destinado ao treinamento próprio, intercomunicação e investigações técnicas, levadas a efeito por amadores, devidamente autorizados, interessados na radiotécnica unicamente a título pessoal e que não visem qualquer objetivo pecuniário ou comercial, conforme a definição da Resolução ANATEL 449/2006.

No Estado do Rio de Janeiro tem 4241 Radioamadores licenciados e na cidade de São Gonçalo tem 140 radioamadores licenciados. Quem faz esse licenciamento é a ANATEL e se transmitir sem a devida adequação às normas legais pode representar infração legal e a devida punição. Os Radioamadores utilizam para comunicação universal um código denominado Código Q.


Em países como EUA e Japão se tem mais de 1 milhão de Radioamadores, sendo eles – Radioamadores - um aporte para casos de emergência em todo o Mundo.


No Brasil existe a Rede Nacional de Emergência de Radioamadores – RENER, amparados, dentre outras na Lei 12.608/2012 que em seu artigo 8º cita; “Compete aos Municípios Inciso 10 – Mobilizar e capacitar os radioamadores para atuação em ocorrência de desastres”. Algumas cidades já o fazem, mas São Gonçalo ainda não iniciou esse processo.


Estarão presentes nesta entrevista o Presidente da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão – LABRE/RJ – Sérgio, o qual tem como indicativo PY1PP e o também ilustre Radioamador, integrante da Sociedade Gonçalense José Guilherme – PY1BBM.


O Radioamadorismo é a porta de entrada da Ciência e Tecnologia, sendo uma ótima ferramenta para estudos, o que leva a ter foco para jovens e adultos. Há diversos tipos de modalidades de transmissão, desde a fonia, a telegrafia – CW, modalidades digitais e até mesmo transmissão através de satélites e a contato com a estação espacial ISS.


No Brasil o Radioamadorismo ainda não se tem a devida atenção da população e das Autoridades, sendo considerado coisa do passado, em contramão ao que acontece nos países de Primeiro Mundo, mas o atual Ministro das Ciências e Tecnologias, o qual foi Astronauta da ISS, é Radioamador e muito incentiva o serviço.


No mundo todo esse modelo é muito explorado por escolas e Universidades para treinamento de jovens e adultos e pelos Governos como amparo para emergência como o Morro do Bumba e Friburgo, no Brasil, assim como 11 de setembro e Katrina, nos EUA e agora nos incêndios que acontecem em diversos pontos do planeta.


Sem a informação não há como tomar decisões sem uma alta chance de erro. Assim o Radioamadorismo é muito importante em quase todo a Terra.


A entrevista será transmitida até pelo link:




POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page