top of page

Entidades processam Nelson Piquet por fala racista e pedem R$ 10 milhões de indenização

O fato aconteceu em julho do ano passado


Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Revista Fórum - Quatro entidades entraram com uma ação civil pública contra o ex-piloto Nelson Piquet por causa de suas falas racistas e homofóbicas ao se referir ao piloto Lewis Hamilton. Os grupos pedem indenização de R$ 10 milhões.


À Folha de S. Paulo, o advogado Marlon Reis, que representa a Aliança Nacional LGBT, ABrafh, Educafro e o Centro Santo, afirmou que as declarações de Piquet, além de serem uma ofensa contra Hamilton, também ofenderam toda uma coletividade e os valores de inclusão e diversidade.


"A resposta de Hamilton foi elegante e precisa, um chamado para a ação contra todo os tipos de discriminação", declarou o advogado Marlon Santo.

O Canal Enerto, especializado em Fórmula 1, postou um corte no YouTube de uma entrevista de novembro do ano passado, em que o piloto bolsonarista Nelson Piquet se refere ao piloto britânico Lewis Hamilton como “neguinho”.


No trecho, Piquet comenta o acidente entre Lewis e Max em Silverstone. Quando vai se referir a Lewis, Piquet utiliza uma palavra de conotação racista.


A entrevista de Piquet foi concedida ao jornalista Ricardo Oliveira. Ele criticou Hamilton por não ter tirado o pé logo na primeira volta do GP da Inglaterra na curva Copse, uma das mais famosas de Silverstone.




O fato aconteceu em julho do ano passado. Os dois disputavam a liderança da competição. Piquet, que é sogro de Verstappen, namorada da filha Kelly, acusou o inglês de ter feito uma "pu** sacanagem".


Ele ainda comparou a batida dos carros com a confusão que tinha acontecido com Ayrton Senna e Alain Prost na largada do Grande Prêmio do Japão em 1990.


"O neguinho meteu o carro e não deixou [o outro piloto desviar]". O Senna não fez isso. O Senna saiu reto. O neguinho deixou carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro se fu*** [ Verstappen]. Fez uma pu** sacanagem", disparou Piquet.

O piloto inglês Lewis Hamilton, sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, respondeu na manhã desta terça (28), com contundência, elegância e ironia às declarações racistas do ex-piloto brasileiro Nelson Piquet, resgatadas neste final de semana.


Em um primeiro tuíte, Hamilton afirmou apenas: “imagine”, a um comentário de um internauta que escreveu: “E se Lewis Hamilton apenas tuitasse 'Quem diabos é Nelson Piquet?' e fechasse o twitter”.


Minutos depois, o piloto escreveu: “é mais do que linguagem. Essas são mentalidades arcaicas que precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Eu fui cercado por essas atitudes e fui alvo de minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação”.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.




POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page