top of page

Escolas de Niterói terão debate sobre direitos humanos e cidadania em parceria com OAB

O projeto será implantado inicialmente em 12 escolas da Rede Municipal

Convênio foi celebrado nesta quarta, 8/Foto: João Pedro de Carvalho
Convênio foi celebrado nesta quarta, 8/Foto: João Pedro de Carvalho

Os alunos da rede municipal de Educação de Niterói vão participar de debates sobre direitos humanos e cidadania a partir deste ano. A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de  Educação, Ciência e Tecnologia e Da Fundação Municipal de Educação (FME), firmou um convênio, nesta quarta-feira (08), com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Niterói para integrar a rede ao projeto “OAB e Educação – Juntos pela Construção de Paz e Cidadania”.

O projeto será implantado, inicialmente, em 12 escolas que atendem ao 3º e 4º ciclos e também à Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de conscientizar os alunos e professores através de palestras e debates realizados por advogados voluntários nas salas de aula.  Entre temas levados às escolas estão: Direito das Famílias, Direito do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, gravidez na adolescência, o uso das drogas e os desdobramentos na justiça, violência doméstica e a Lei Maria da Penha.  A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, destaca a importância do projeto Juntos pela Construção de Paz e Cidadania para a formação dos alunos.

- É preciso criar oportunidades para que estes temas estejam sempre presentes no cotidiano da escola - acredita Flávia.

O presidente da FME, Bruno Ribeiro, afirmou que pretende ampliar o número de unidades envolvidas. “Esse diálogo com a OAB é de extrema importância para a comunidade escolar e as famílias dos nossos alunos.”

Para o presidente da OAB-Niterói, Cláudio Vianna, o convênio significa um compromisso com a cidadania.


- O trabalho do advogado tem uma responsabilidade social e nada melhor que conversar com os estudantes sobre assuntos tão relevantes - observou. 

Também estiveram presentes a representante da comissão OAB Vai à Escola, Alcilene Mesquita, a superintendente de Ensino, Cristiane Gonçalves, e a assessora jurídica da secretaria de Educação, Fabiana Luchi.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page