top of page

Fórum reúne lideranças sociais e políticas de São Gonçalo

Por Rodrigo Melo

Encontro ocorreu no auditório do Business Center/Foto: Jornal Daki
Encontro ocorreu no auditório do Business Center/Foto: Jornal Daki

Ontem (14/12) coletivos sociais e lideranças partidárias se reuniram no Business Center, no Centro da cidade, na primeira reunião formal do Forum de Desenvolvimento Sustentável e Resistência Democrática de São Gonçalo (FDSRD).


Segundo os organizadores, o Fórum será permanente e servirá como espaço de debates acerca dos problemas do município, procurando unir forças para a criação de um plano avançado e alternativo de desenvolvimento.


Politicamente, atuará como resistência à postura autoritária e excludente da extrema-direita, do bolsonarismo nas três esferas do poder e contra o desmonte do Estado promovido pelo governo federal, fato que atinge particular e negativamente São Gonçalo nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Além da representação dos movimentos sociais - foram ao todo 37 entidades envolvidas na construção do Fórum - também participaram políticos e dirigentes partidários do espectro da esquerda progressista, como os pré-candidatos a prefeito Prof. Josemar (PSOL) e Isaac Ricalde (PCdoB), o ex-presidente do PT, Vanderlei Dias, e o atual presidente do PDT-SG, Miguel Morais, que confirmou a filiação de Marlos Costa ao partido com vistas a disputar a prefeitura em 2020, como noticiado na última sexta-feira pelo jornalista Helcio Albano.

Antes de iniciar os debates e as análises conjunturais no país, foi lido o manifesto do FDSRD, que tem como principais pontos a oposição visceral aos governos Bolsonoraro, Wilson Witzel e José Luiz Nanci, e a busca de integração entre os movimentos sociais e participação popular numa proposta de desenvolvimento social, cultural e econômico para o município que tem a pior renda per capita do estado do Rio de Janeiro.


Veja a impressão dos participantes sobre o Fórum e o que se espera daqui pra frente.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page