top of page

Festival Virtual da Música continua com inscrições abertas

O cadastro é feito de forma online, para  possibilitar a participação no evento sem precisar sair de casa

A Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed) e a Orquestra Municipal de São Gonçalo (OMSG) continuam recebendo inscrições para o "Festival Virtual de Música".


O cadastro é feito de forma online, para  possibilitar a participação no evento sem precisar sair de casa. Com isso, o Festival segue a orientação de se manter em isolamento social devido à pandemia ocasionada pela Covid-19, e irá conectar alunos e professores junto à OMSG, e desta maneira estreitar as relações através da música.  


O festival já conta com um grande número de inscritos. Nesta primeira etapa, todos que quiserem poderão participar de forma muito simples. Os interessados deverão realizar gravações com seus celulares, com ou sem acompanhamento musical, e enviar para OMSG pelo e-mail festivaldemusicasg@gmail.com. Após o envio, que deverá acontecer até o dia 15 de julho, os músicos da Orquestra entrarão em contato para orientações e organização de um Mosaico Musical.  


"Estamos trabalhando em diversas frentes vislumbrando a Educação Integral. A Semed vem criando ações para implementar projetos que irão dar mais qualidade ao ensino no município e não se pode pensar nessa melhoria sem incluir a música, por isso é muito importante a parceria com a Orquestra Municipal, que já vem sendo pensada há um bom tempo e estamos colocando em prática essa parceria e com certeza outras irão acontecer", declarou Maurício Nascimento, secretário de Educação.  


O principal objetivo do Festival é apresentar a música como atividade de arte e educação, capaz de criar e fortalecer vínculos de convivência e aprendizagem entre alunos e professores, entre famílias, aumentando a aproximação entre a Orquestra, junto à comunidade escolar da Semed. O acompanhamento próximo da OMSG transforma o evento em um processo de arte e educação musical, onde todos irão aprender e o vínculo entre os participantes será com a envolvente música. 


"A música é essencial, pois através dela obtemos uma aprendizagem dinâmica, alegre e prazerosa, pois desenvolve na criança a sua criatividade, pois ela está em constante interação com o meio, portanto, ao educador cabe o fazer-criativo", afirmou Júlio Vidal, coordenador de projetos da subsecretaria de Planejamento da Semed.


"Um dos principais aspectos que a música representa no processo de ensino-aprendizagem é o estímulo ao uso dos sentidos pelo aluno, para o aluno. Essas habilidades serão aplicadas não apenas no desenvolvimento das próprias aptidões musicais no futuro, como também no aprendizado de outras disciplinas. Quero destacar que estamos recebendo diversos depoimentos  de crianças, que estão mobilizando as famílias para que possam estar participando deste momento de aprendizagem musical"", disse Gerly Sueth, maestro da OMSG.


Acompanhe as datas e saiba tudo sobre o Festival 

Período das inscrições: 15 de junho a 15 de julho 

Conversas Musicais: Acompanhamento do Festival – dias  03, 10, 17, 24 e 31 de julho. 

Divulgação dos Participantes do Mosaico – dia 7 de agosto. 

Acompanhamento da gravação do Mosaico – dias 14 e 21 de agosto.

Apresentação do Mosaico Musical – dia 28 de agosto.


REGULAMENTO – FESTIVAL VIRTUAL DE MÚSICA  


1. Quem pode participar como intérprete? 

1.1 - Todos os alunos devidamente matriculados na Rede Municipal de Educação de São Gonçalo, sozinhos ou acompanhados por uma pessoa ou mais da família. 

1.2 - Todos os profissionais da Educação com matrícula na Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo. 


2. Quem pode participar como compositor? 

2.1 - Todos os alunos devidamente matriculados na Rede Municipal de Educação de São Gonçalo que queiram apresentar música autoral inédita. 

2.2 - Todos os profissionais da Educação com matrícula na Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo que queiram apresentar música autoral inédita. 

 2.3 - Entenda-se por músicas inéditas” toda e qualquer obra musical (letra ou música) não veiculada em emissoras de Rádio, TV, Web e demais plataformas digitais de emissoras, excetuando contas e perfis pessoais, e que não tenha sido premiada em qualquer outro concurso ou festival de música. 


3. Como participar? 

3.1 - As inscrições são gratuitas. 

3.2 - Os candidatos devem preencher on-line a Ficha de Inscrição que será disponibilizada em todas as redes sociais das Escolas, site da Prefeitura. 

3.3 - Grave a música em áudio, lembrando gravar em um lugar silencioso. A duração máxima de cada música deverá ser de 5 (cinco) minutos para todas as categorias. 

3.4 - Poderá ter acompanhamento musical ou não. 

3.5 - Em seguida, envie a gravação e a letra da música para a Curadoria do Festival – email: festivaldemusicasg@gmail.com

3.6 - Envie também a autorização liberando a divulgação que também será disponibilizada em todas as redes sociais das Escolas, site da Prefeitura. 

3.7 - As gravações poderão ser qualquer gênero musical ( samba, rock, MPB, etc.) e o idioma das músicas com letra deverá ser obrigatoriamente o Português. 


4. Das Inscrições 

4.1 - As inscrições estão abertas de 15 de junho a 15 de julho de 2020. 

4.2 - Na possibilidade do autor inscrito ser menor de 18 anos até a data de encerramento das inscrições, além do material descrito anteriormente, o candidato deverá anexar à sua inscrição on-line autorização de participação assinada por seu responsável legal. 


5. Das categorias    

5. Das categorias Serão três categorias: alunos – alunos e família – professores. 

5.1 - Os alunos serão divididos em três segmentos: 5.1.1 - Educação Infantil e Primeiro Segmento do Ensino Fundamental ( Pré I e II até o 5° ano) 

5.1.2- Ensino Fundamental II ( do 6° ao 9° ano).

5.1.3- Educação de Jovens e Adultos, EJA.

5.2 - No segmento família será o aluno juntamente com uma pessoa com vínculo familiar de convivência.   

 5.3 - No segmento professores poderão participar todos os profissionais que desempenham funções nas Unidades Escolares ou na gestão da Secretaria de Educação. 

6. Da Premiação 

6.1 - A Comissão Curadora e Julgadora será composta por músicos (as) da OMSG, ou profissional em atividade na área musical escolhida pela OMSG. 

6.2 - Serão selecionadas de 20 ( vinte) a 40 ( quarenta) intérpretes para participar da gravação de um “Mosaico Musical”. 

6.3 - As orientações e acompanhamento para a gravação do Mosaico terão a orientação musical dos músicos da OMSG. 

6.4 - Todos os participantes receberão um Certificado de Participação.  


7. Direitos Autorais 

7.1 – Todos os autores e intérpretes participantes do Festival autorizam a divulgação, edição, transmissão, retransmissão de imagens e sons de suas obras, em Rádios, TV, Portal e Plataformas Digitais), bem como a publicação em mídia ou peças publicitárias vinculadas ao Festival, através de qualquer meio, isentando, assim, a organização do Festival e a EBC, do pagamento de qualquer taxa, contribuição, preservados os direitos autorais dos compositores. 

7.2 – O candidato se compromete, desde a data da sua inscrição, que a obra participante deste Festival é de sua autoria, na participação como música autoral, é inédita e está registrada nos órgãos competentes.   

8. Das Disposições Finais 

8.1 – Toda e qualquer reclamação ou denúncia, deverá ser formulada e enviada por email à Comissão Organizadora, festivaldemusicasg@gmail.com, que terá plenos poderes para julgar e decidir o que for necessário, visando à boa realização do Festival, sendo suas decisões irrecorríveis, não cabendo recursos de qualquer natureza. 

8.2 - Caso a Comissão Organizadora do Festival julgue necessário, este regulamento poderá sofrer alterações pontuais, desde que não modifiquem a natureza do Festival e o seu objetivo. 

8.3 - Excepcionalmente, a edição 2020 do Festival será totalmente online, em todas as suas etapas, sem apresentações presenciais, enquanto permanecer a orientação das autoridades brasileiras sobre a necessidade do distanciamento social em função da pandemia do COVID-19. 

8.4 - Os casos omissos e não previstos neste Regulamento serão avaliados pela Comissão Organizadora e suas decisões devidamente divulgadas.  

Acompanhe os próximos eventos: 10 de julho de 2020

10:00 horas

Tópico: Conversas Musicais

Hora: 10 jul 2020 10:00 AM São Paulo


Entrar na reunião Zoom


ID da reunião: 751 2578 0477

Senha: musica


16:00 horas

Tópico: Conversas Musicais

Hora: 10 jul 2020 04:00 PM São Paulo


Entrar na reunião Zoom


ID da reunião: 742 6793 4641

Senha: musica


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page