Buscar

Funasg realiza palestra sobre prevenção do câncer de mama na quinta, 17

Encontro tem objetivo de explicar como realizar o autoexame, a mamografia e a legislação dos pacientes oncológicos

Foto: Divulgação

Em alusão ao mês de comemoração do Outubro Rosa, a Fundação de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo (Funasg) promoverá, na próxima quinta-feira (17), uma palestra sobre o combate ao câncer de mama e a importância do autoexame. O evento acontecerá a partir das 10h, no 2º andar do São Gonçalo Shopping e é voltado para todos os servidores municipais.


A palestra será ministrada pela enfermeira da Funasg, Renata da Costa, onde discutirá diversos assuntos relacionados ao tema, como: o que é o movimento do Outubro Rosa e seu surgimento, a importância da promoção do combate ao câncer de mama, como realizar o autoexame, a mamografia e a legislação dos pacientes oncológicos.

- Esse mês de outubro, em todos os municípios e/ou estados, os eventos são voltados à prevenção do câncer de mama que já atinge um grande percentual de casos em todo o mundo. A ideia da palestra é discutir o tema baseado na tríade proposta pelo Ministério da Saúde, que é a prevenção primária, o diagnóstico precoce e a mamografia. Explicarei aspectos do cotidiano que podem prevenir a doença, uma vez que não há uma causa única para seu surgimento. Ainda mostrarei como as mulheres podem se autoexaminar e perceber sinais que indiquem o câncer - declara Renata.


De acordo com o Inca, o câncer de mama é o segundo tipo que mais atinge as mulheres brasileiras, o equivalente a 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Apenas no Brasil, estima-se neste ano cerca de 59.700 casos novos de câncer de mama, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres. Logo, é indicado o exame de mamografia anual para todas as mulheres a partir dos 40 anos e, com caso de histórico familiar, realizar a partir dos 35 anos.


MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon