top of page

Governo assassino, cultura da morte e indiferença no RJ - por Helcio Albano


Operação policial no Complexo do Alemão em 21/7 deixa ao menos 18 mortos. Créditos: Voz das Comunidades
Operação policial no Complexo do Alemão em 21/7 deixa ao menos 18 mortos. Créditos: Voz das Comunidades

Castro (PL) é o governador que mais matou na história do RJ. [...] Confesso escrever isso com intuito de criar uma comoção coletiva entre meus concidadãos fluminenses. Mas o máximo que consigo é indiferença geral e alguns pontos a mais na pesquisa para o lacaio boneco de ventríloquo da famiglia bozo que busca a reeleição.


O RJ é um lugar insalubre gerador de gente doente, desempoderada, que não consegue mais distinguir o bem do mal, civilização da barbárie, Estado de Direito da bandidagem. Tudo virou uma coisa só.


E o que nos governa é o medo, a ansiedade e a certeza de a qualquer momento sermos alcançados pela violência presente em todos os lugares, e que se retroalimenta para manter esse mesmo estado de coisas. Muito por ter sido naturalizada e banalizada. Em todas, TODAS as classes sociais.



Como sair dessa? A polícia gosta de matar. A sociedade gosta que mate. Já soube que existem grupos de WhatsApp que transmitem em tempo real a matança, promovida por ambos os lados em disputa. Verdadeiros jogos mortais onde os tipos de armas usadas no morticínio contam para formar o "vencedor". Vi um vídeo desses da última chacina no Salgueiro que me fez balançar na fé que tenho na humanidade.


Quais são as causas disso tudo? Deus! Muitas! Mas um bom começo pra encarar de frente o problema é agir para desmilitarizar as polícias sob controle civil, colocar câmeras no fardamento da Polícia, descriminalizar o uso de drogas. Tudo isso concomitante a ações sociais efetivas de ganho da juventude.


Sem isso, esqueça!


Siga @helcioalbano

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page