top of page

Governo Nelson enfraquece EJA em SG, alertam professores

Colégio Ernani Faria, principal referência da EJA na cidade, perdeu 60% das turmas deste segmento


Por Cláudio Figueiras

Ernani Faria atende alunos de diversos bairros/Foto: Reprodução
Ernani Faria atende alunos de diversos bairros/Foto: Reprodução

O programa mais bem sucedido em combater a distorção escolar, a EJA (Educação de Jovens e Adultos), caminha para ser extinto em São Gonçalo. Pelo menos é o que denunciam os profissionais de ensino do município que atuam na área.


Segundo os profissionais da rede de ensino do município, o governo Nelson Ruas (PL), através da Secretaria Educação (Semed), está “descontinuando” o programa no período noturno em várias escolas para supostamente criar “polos” de ensino em lugares distantes que, na prática, inviabiliza o acesso desses estudantes ao ensino fundamental.


É o que está ocorrendo no Colégio Ernani Faria, principal referência da EJA na cidade, que neste semestre viu o número de turmas deste segmento cair de 15 para 6, uma queda de 60%. A escola, por ter localização estratégica, é muito procurada pelos estudantes, em sua maioria trabalhadores de diversos bairros que vinham do Rio e de Niterói, assistiam as aulas, e seguiam para suas residências.



É muito triste. Eles (Semed) não encaram essas pessoas como vítimas, mas como culpadas por não terem finalizado os seus estudos. É uma perversidade o que estão fazendo, largando-os à própria sorte. E ainda por cima acusa os professores por falta de empenho, é muita covardia”, disse um professor que não quis se identificar.


Ainda segundo os professores, a Semed alega que o encerramento do programa em algumas escolas é devido à falta de procura por novas matrículas e necessidade de remanejamento dos professores.


Os profissionais de ensino rebatem a Secretaria e a acusam de ter deixado de fazer ampla divulgação do programa para atrair novos estudantes do município, principalmente após a pandemia da Covid-19. Por isso se articulam para uma grande manifestação em defesa da EJA que será realizada nos próximos dias.


Procuramos a Semed mas não obtivemos retorno. A matéria pode ser atualizada a qualquer momento.


Atualizado em 29/7/2022 às 15h47.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page