Buscar

Hemonúcleo de São Gonçalo precisa urgente de doadores

Unidade precisa dobrar o número de doadores por dia

Ana Maria Nascimento, de 60 anos, abraçou a campanha/Foto: Divulgação

Depois de uma semana com desempenho equivalente a um dia, o Hemonúcleo de São Gonçalo faz um apelo para a população: com uma média de 10 doações por dia, o local precisa subir esse desempenho para 20 doações. O Hemonúcleo, que atende às unidades de saúde do município, vinculadas ao SUS, na manhã desta segunda-feira (22) contava com apenas 19 bolsas. Segundo o diretor da unidade, Dr. João Carlos Leão Pereira, seria necessário um estoque de 85 bolsas para manter o funcionamento sem problemas.

- Gostaria de convocar a população de São Gonçalo, uma vez que atendemos cinco unidades de saúde do município e precisamos ter no mínimo 20 doadores por dia para suprir as necessidades. Estamos preparados e seguimos todos os protocolos de segurança para atender a população da melhor forma possível - comentou o diretor.

Uma das doadoras desta semana foi Ana Maria Nascimento, de 60 anos, moradora do Porto Velho, que destacou a importância deste ato de amor ao próximo.


- Sempre fui doadora, doando pelo menos uma vez por ano. Quando você doa seu sangue, você está doando vida. Faço isso como um ato de amor - disse a doadora.

Para fazer a doação é necessário estar em boa condição de saúde, ter entre 18 e 60 anos de idade, não ter nenhuma doença transmitida pelo sangue, não ter nenhum processo inflamatório, não ter feito piercing e tatuagem há menos de um ano. Menores de idade, a partir dos 16 anos, podem doar com a autorização dos responsáveis.

Covid

Com relação ao novo coronavírus, pessoas que já tiveram a doença podem doar, uma vez que não há confirmação de contaminação por transfusão de sangue. Contudo, no protocolo adotado, a pessoa precisa esperar 30 dias para doar, respeitando a janela necessária para evitar o contágio tradicional no ambiente da unidade.

Endereço

O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona na Praça Estephânia de Carvalho, s/n, ao lado do Polo Sanitário Washington Luiz, no bairro Zé Garoto. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h.


MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon