Buscar

Historiadora Maria Nelma lança livro na Matriz

Antes, a professora proferiu palestra sobre história de São Gonçalo

Em 17 de julho, quarta-feira, o Memorial da Igreja Matriz de São Gonçalo de Amarante contou com dois eventos importantíssimos reunidos em um só. A reconhecida Professora Maria Nelma Carvalho Braga apresentou a palestra “São Gonçalo 440 anos: um passeio pela história gonçalense” e esclareceu alguns fatos desde muito propagados, erroneamente, por quem não conhece a História sobre o nosso município.


Estavam presentes no evento pessoas dos mais variados saberes e extratos sociais. Intelectuais da área ou não, gente de diversos interesses, mas todos em busca do conhecimento oferecido por essa nossa incansável batalhadora da memória gonçalense e brasileira.


Com mediação do Professor Rui Aniceto, a primeira parte do evento foi dedicada à luta pelo reconhecimento oficial da data de aniversário de SG, ou seja, o 6 de abril de 1579. Além de muitos outros pontos de interesses comuns aos privilegiados ouvintes, tais como ressaltar que São Gonçalo, há tempos, faz parte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e, sobretudo, defender a nossa terra dos rótulos preconceituosos que tanto nos entristecem: “cidade dormitório”, “periferia de Niterói”, “grande favelão”, dentre outros apelidos depreciativos.

Na segunda parte do evento, Maria Nelma C. Braga lançou seu livro Minhas palestras: memorial, volume no qual conjuga suas excelentes apresentações de fala e outros estudos sobremaneira importantes. Acompanhada da simpática filha, a palestrante Maria Nelma proporcionou ao público a oportunidade de adquirir a mais recente obra e conversar um pouco sobre o tema em questão. Ao final, todos tiraram fotos e cumprimentaram a Professora que atendeu gentil e pacientemente aos ouvintes.


O evento dá continuidade à série “Ciclo de Palestras 2019”, sob a temática “440 Anos de São Gonçalo”. São palestras oferecidas à comunidade de forma gratuita e interdisciplinar. Parabéns ao Memorial e aos organizadores, por mais esse importante e necessário evento cultural.


O Memorial fica anexo à Igreja Matriz de São Gonçalo de Amarante, na Alameda Pio XII, n.86, Centro - SG.


MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon