top of page

Hospital de retaguarda volta com o atendimento exclusivo para covid

São Gonçalo registra mais de 15.000% de aumento de casos em duas semanas


Foto: Julio Diniz
Foto: Julio Diniz

Aberto em 2020 para atender a nova demanda da pandemia do coronavírus, o Hospital da Retaguarda Gonçalense, no Centro – que chegou a ter leitos clínicos para outras doenças no fim do ano passado – voltou ao atendimento exclusivo ao covid-19 neste mês. Dos 65 leitos disponíveis – 45 de enfermaria e outros 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – 53 estão ocupados nesta sexta (21), sendo 37 de enfermaria e 16 de UTI.


O retorno dos casos confirmados da doença em São Gonçalo, que cresceu mais de 15.000% nas duas primeiras semanas de janeiro deste ano, fez com que a unidade de saúde ampliasse o número de leitos disponíveis no último dia 15 de janeiro. Até o fim do ano passado estavam disponíveis, ao todo, 34 leitos: 24 para enfermaria e 10 para UTI.

O Retaguarda recebeu apenas quatro pacientes em todo mês de dezembro de 2021 e até o dia 9 de janeiro deste ano, não havia nenhuma nova entrada no hospital. As internações começaram a voltar aos poucos e entre os dias 11 e 13 de janeiro, o UTI já estava praticamente com todos os leitos ocupados e a enfermaria com mais da metade de sua capacidade. Neste mês, até o dia 18, foram feitas 59 internações, com duas altas e nove óbitos, um aumento de 137,5% nas internações em relação ao mês anterior.



Das pessoas internadas na unidade de saúde até o dia 18 de janeiro, 12 tomaram as três doses das vacinas; 22 pacientes tomaram duas doses, um tomou apenas uma dose, 8 não tomaram nenhuma dose e 10 não souberam informar. As informações são autodeclaratórias. Os documentos comprobatórios (carteira de vacinação) são anexados na pasta do paciente, conforme são entregues pela família.


Na unidade de saúde, todos os leitos de UTI estão equipados adequadamente com ventilador pulmonar, monitor e bombas infusoras. E outro detalhe muito importante nesta época de retorno de crescimento de casos de internação na pandemia é que as enfermarias do hospital podem ser adaptadas para atender como UTI. O laboratório do hospital também foi ampliado para atender à nova demanda.

A secretaria, que tinha voltado a fazer as cirurgias eletivas de pequeno porte no Hospital Luiz Palmier, no Zé Garoto, deixou de fazê-las na última semana devido ao aumento dos casos de Covid-19.




Óbitos – Em dezembro de 2021, foram contabilizados 12 mortes de gonçalenses com idades entre 45 e 89 anos por coronavírus. Destes, seis não estavam vacinados. Quatro estavam com duas doses e dois com apenas uma. Nenhum tinha recebido a dose de reforço. Dos 12, sete tinham comorbidades, um não tinha qualquer comorbidade e quatro estão sem informações na Semsa, pois foram atendidos fora do município.

Já em janeiro deste ano, foram registrados três óbitos com idades entre 59 e 85 anos. Um estava vacinado com duas doses e dois não estavam vacinados. Um tinha comorbidades e dois foram atendidos em outras cidades. Ao todo, 17 óbitos estão em investigação neste mês de janeiro em São Gonçalo, que ficou 15 dias sem registrar óbitos entre os dias 27 de dezembro e 10 de janeiro.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page