top of page

Humilhada, a Cultura gonçalense foi sorteada no Instagram - por Mário Lima Jr.


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A participação do povo de São Gonçalo na abertura do Teatro Municipal foi decidida através de um sorteio online. Só pôde participar do sorteio quem seguiu o perfil da Secretaria de Cultura no Instagram, que cresceu 60% em três dias, curtiu a postagem sobre o sorteio e marcou o artista que gostaria de ver se apresentando no teatro. Se a sua avó não sabe fazer isso, mesmo amando teatro, ficou de fora. Não é difícil perceber que as condições do sorteio estão longe da justiça, São Gonçalo tem mais de um milhão de habitantes e a Secretaria conquistou até agora menos de mil e trezentos seguidores. Além disso, quem comandou o sorteio, como um verdadeiro influenciador digital vazio e fútil caçando likes, foi um homem que, enquanto vereador ano passado, fez um projeto pedindo a extinção da Secretaria Municipal de Cultura, responsável pelo teatro. Hoje ele é o próprio secretário da pasta e controla aquilo que queria destruir (CNN Brasil). A cultura gonçalense e o Teatro Municipal não contam com gestores e métodos a sua altura e merecem mais respeito e dignidade.



A forma escolhida para distribuir 60 pares de ingressos é tão ruim que não deu certo na primeira tentativa e o sorteio terá que ser repetido hoje (30/08). Há ganhadores que não cumpriram os frágeis requisitos e foram desclassificados. Teve participante que colocou o nome do grande Altay Veloso, mas esqueceu de marcá-lo usando o código do perfil do artista no Instagram. Pronto, descumpriu as regras. E, surpreendentemente, quem comentasse mais vezes na postagem da Secretaria de Cultura tinha mais chances de ganhar, como afirmou o secretário durante a live do sorteio. Este fator desequilibra mais uma vez o evento e não estava previsto no regulamento, que também não passou de uma publicação sem seriedade no Instagram.



Mais de cinco anos depois do início das obras e um custo aproximado de R$ 14 milhões, uma presença fundamental não poderia faltar na abertura do teatro: a da classe artística e cultural. Mas, os principais grupos e movimentos de São Gonçalo, que tanto lutam pela cidade, não foram consultados sobre a abertura e nem convidados. Se houvesse diálogo, os ingressos para a abertura do Teatro, que contará com apresentação da Orquestra Municipal, não teriam sido tratados como figurinhas baratas de um álbum de futebol.



O patrimônio público gonçalense está sendo usado como arma de bajulação política e engajamento digital. Na única tentativa de declaração sobre cultura durante toda a live do sorteio, foi dito pelo apresentador que o objetivo é “trazer a cultura para o povo”, grosseria repetida por maus políticos que não entendem o que estão falando. Quem traz cultura são os jovens nas rodas espalhadas pela cidade e todos os artistas. O poder público deveria servir como ferramenta deles, explorada para o desenvolvimento municipal.


Este texto apareceu primeiro em mariolimajr.com.

Mário Lima Jr. é escritor.




POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page