top of page

Há vida em uma cadeira de rodas - por Rubenir Pedro Ru


Carminha/Foto: Rubenir Pedro Ru
Carminha/Foto: Rubenir Pedro Ru

Bom dia, boa tarde, boa noite a tod@s do Jornal Daki. Esta semana, precisamente no dia 16/07, estaremos comemorando a entrada dos Direitos das Pessoas com Deficiência após a Convenção em 2006 e desde 2008 passou a fazer parte da Constituição Federal Brasileira (CFB).


As notícias de desrespeito a vida me fez lembrar como os direitos em todos os sentidos estão sendo retirados e desprezados em uma onda de violência.


Voltei ao tempo e a um reggae que homenageei uma amiga cadeirante, a Carminha.


Ela como tantos e tantas pessoas que convivem com deficiência no mundo inteiro, nos dão testemunhos fantásticos e transformadores.


Tenho admiração pela força e a determinação. Nesse sentido fiz a poesia musical intitulada de " Há vida em uma cadeira de rodas".


Pessoas que não se deixam abater por nenhuma deficiência física, genética, pelos impedimentos cotidianos ou até mesmo por doenças raras, que todos nós seres humanos estamos sujeitos.



Carminha é uma pessoa alegre e de bem com a vida. Sempre em sua cadeira de rodas transborda simpatia no seu afastado lugarejo.


Quando escrevi a música citei o cantor do Paralamas do Sucesso, o Herbert Vianna como um outro exemplo de superação.


Está semana vi na mídia outros dois lindos exemplos o da Samara Del Monde que se formou em jornalismo mesmo sofrendo de paralisia cerebral, escreveu o livro Samara - Apaixonada pela Vida e da jovem médica Elaine Luzia dos Santos formada recentemente depois de uma ficar paraplégica após um AVC.


Que nossos direitos conquistados por muitas lutas e alguns até muito recentes, não sejam esquecidos e nem tão pouco derrubados.


Há vida em uma cadeira de rodas


Em uma cadeira de rodas

Existe alguém, alguém especial!

Como eu e você

Que quer entender a vida

A vida, a vida, a vida

Sim existe vida

A vida, a vida,a vida


Acidentes entre o céu e terra

Temos que aceitar

Entre o mar e a serra

As pedras que rolam

Tem lugar, pra sentar

Ao pensar cobre distância

Além do horizonte

Consegue chegar

Seu oculto na mente

Você vai, você vai confessar


Em uma cadeira de rodas…

A vida, a vida, a vida, a vida, ou ou

A vida, a vida, a vida

O sonho belo e perfeito

Quero logo contar

E na viagem da alma,

Eu preciso lembrar

Da caridade e da fé


Rubenir Pedro Ru (2009/2022)



Obs: Em uma cadeira de rodas, há uma vida, alguém que pensa, sonha e que quer ser feliz, assim como Carminha, Herbert Vianna no mundo inteiro, existem pessoas especiais que tem direito a vida!

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Rubenir Rocha – Pedro Ru é Poeta Musical e membro do Coletivo ELA – Educação Liberdade para Aprender / Facebook e Instagram: Rubenir Pedro Ru. Programa Clarins do Povo – Rádio Jornal 1340 AM = https://www.radios.com.br/aovivo/radio-jornal-1340-am



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page