top of page

IBGE diz que é impossível incluir questões sobre orientação sexual no Censo 2022

Segundo o instituto, não há tempo hábil para inserir as perguntas na edição que está prevista para iniciar em 1º de agosto


Foto: Divulgação / ABr
Foto: Divulgação / ABr

Brasil 247 - O Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) vai recorrer da decisão da Justiça Federal do Acre que determinou que fossem incluídas questões sobre orientação sexual no Censo Demográfico de 2022, informa o G1.


Segundo o instituto, não há tempo hábil para inserir as perguntas na edição que está prevista para iniciar em 1º de agosto. Do contrário, o Censo deve ser adiado mais uma vez - que deveria ter acontecido em 2020.


"O IBGE informa que, a menos de dois meses do início da operação do Censo Demográfico 2022, não é possível incluir no questionário pergunta sobre 'orientação sexual/identidade de gênero' com técnica e metodologia responsáveis e adequadas — muito menos com os cuidados e o respeito que o tema e a sociedade merecem", diz comunicado do instituto.




Sem citar valores, o IBGE informou que a mudança causaria um “impacto financeiro severo” ao orçamento destinado à pesquisa, orçado em R$ 2,3 bilhões.


Na ação apresentada à Justiça Federal do Acre, o procurador regional dos Direitos do Cidadão, Lucas Costa Almeida Dias, argumentou que fazer o Censo sem perguntas sobre a identidade de gênero e orientação sexual impede a formulação de políticas públicas que atendam as necessidades da população LGBTQIA+ .

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page