top of page

Incidência da Ômicron já é de 31,7% em oito estados, mostra levantamento

Conforme um balanço do Ministério da Saúde divulgado na última segunda (27) foram confirmados 74 casos de Ômicron no País


Foto: Prakash Mathema / AFP
Foto: Prakash Mathema / AFP

Carta Capital - Um levantamento realizado pelo Instituto Todos pela Saúde indica que a incidência da variante Ômicron em oito estados é de 31,7%. A análise considerou 30,4 mil testes RT-PCR coletados entre 1º e 25 dezembro, em 16 estados.


A Ômicron estava presente em testes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia, Goiás, Santa Catarina e Tocantins.




“Considerando os casos de Ômicron, sua rápida disseminação e a atual epidemia de gripe, recomendamos cautela neste período de festas de fim de ano. Máscara, distanciamento e boa circulação de ar em ambientes fechados são estratégias importantes contra a Ômicron e o vírus da gripe”, dizem os pesquisadores.


Conforme um balanço do Ministério da Saúde divulgado na última segunda-feira 27, há a confirmação de 74 casos de Ômicron no País, além de 116 em investigação.




A Ômicron é uma cepa com diversas mutações e deleções (remoções de fragmentos de genes), e uma em particular afeta os códons 69 e 70 do gene S (linhagem Ômicron BA.1). Quando esse trecho do gene S não é identificado no teste RT-PCR, é possível indicar que se trata da nova variante.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page