top of page

Instituto Histórico e Geográfico Itaborayense lança Revista

Publicação é um marco na divulgação da cultura e história de Itaboraí e do estado do Rio de Janeiro


Por Helcio Albano


O Instituto Histórico e Geográfico Itaborayense (IHGI) está em festa. E festa dupla, comemorando os 326 anos de fundação da Freguesia São João de Itaboray, alçada a tal categoria em 18 de janeiro de 1629, e a criação de sua Revista, que está disponível em formato PDF no site do instituto, que você pode acessar em: http://www.ihgi.org/450043831


A publicação é fruto do mérito e da técnica da primeira diretoria da Comissão Permanente da Revista e de seu Conselho Consultivo e Editorial formado por grandes personalidades de Itaboraí e do estado do Rio de Janeiro”, disse o presidente do IHGI, Deivid Pacheco.


A Revista tem como diretores da Comissão Permanente o professor e historiador Rui Aniceto Nascimento Fernandes e a jornalista Cecilia Maria Vianna de Mattos Setubal, além de estudiosos de diversas instituições do conhecimento que compõem os conselhos Consultivo, Editorial e Científico da publicação.



A primeira edição do periódico traz as histórias da icônica Fazenda Itaocaia, de resistência do negro escravizado Manoel Samburá, o "Zumbi do Vale do Bacaxá", das lojas maçônicas da região, da imprensa gonçalense e muito mais. Um primor.


"A Revista do IHGI se propõe a ser uma referência para que esses e outros estudiosos possam divulgar seus trabalhos e para que a população desses cantões venha a consultá-los sempre que deseje saber mais sobre lugares tão ricos de experiências vivenciadas ao longo dos tempos", observou Rui Aniceto, professor titular e chefe do Departamento de Ciências Humanas (DCH) da FFP-Uerj.


Os diretores analisam a possibilidade de buscarem financiamento para a impressão da Revista, que possui 220 páginas, ainda neste semestre.


Clique abaixo e baixe a Revista do IHGI.

revista IHGI versão para celular
.pdf
Download PDF • 14.42MB
 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.




POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page