Buscar

IPTU: Correios deixam a desejar e contribuintes sofrem para tirar 2ª via de carnê

Moradores de São Gonçalo também tiveram dificuldades de acessar site da Prefeitura para imprimir boletos pela internet


Por Cláudio Figueiras

Centenas de pessoas, a maioria idosos, procuraram a prefeitura para gera 2ª via do IPTU/Foto: Colaboração Valdinei Marins

Valdinei Marins, 51 anos, mora em Niterói, mas esteve ontem (27/1) na sede da Prefeitura de São Gonçalo, no Centro, com documentos em punho para conseguir imprimir a 2ª via do carnê do IPTU de seu pai, já idoso de 80 anos, que possui um imóvel na cidade. O prazo para pagamento da cota única, no caso dele, vence hoje, 28.


Marins e mais centenas de contribuintes que compareceram à sede da Prefeitura ontem, a maioria com mais de 65 anos, relataram que os tradicionais carnês anuais para pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Lixo não chegaram em suas casas. Um problema, ano a ano, cada vez mais recorrente em São Gonçalo.

A Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), responsável pelo serviço contratado pela Prefeitura, admitiu que houve atrasos pontuais na distribuição dos carnês, e que muitas áreas são consideradas de risco pela empresa, onde o serviço é oferecido com restrições devido à insegurança causada a seus funcionários.


Para driblar o problema, a Secretaria de Fazenda disponibiliza na internet uma página no próprio site da Prefeitura de acesso aos boletos para impressão da 2ª via do carnê. Mas, para muitos, deu ruim.


Os contribuintes, por dificuldade ou não de acesso à pagina eletrônica disponibilizada, precisaram procurar a sede da Prefeitura para conseguir imprimir o carnê e assim cumprir com suas obrigações tributárias, como foi o caso de Marins, que chegou às 8h para ser atendido e só saiu por volta de 15h30:


- Tentei acessar o site mas não consegui, não funcionava. O jeito foi despencar para a Prefeitura e imprimir a 2ª via para pagar em cota única, que vence amanhã - disse Marins, depois de 336 pessoas atendidas na sua frente e de sete horas e meia na fila.

Um outro contribuinte, sem se identificar, entrou em contato com o Daki para saber se a Prefeitura iria prorrogar o prazo para quem não recebeu o carnê em casa e nem conseguiu acessar o site para imprimir a 2ª via, já que no seu caso a cota única e 1ª parcela do IPTU de seu imóvel já tinham vencido.


- Se não criar um novo calendário, não pago esse ano. Vou esperar a anistia - disse, confiando numa incerta reedição do Programa Concilia em 2020, que perdoa juros e multas de tributos municipais.


Em nota, a Prefeitura reiterou que o prazo para cota única permanece o mesmo. A segunda via do carnê pode ser retirada pelo próprio site (https://www.saogoncalo.rj.gov.br/), para facilitar o acesso à população, ou presencialmente na sede, Av. Feliciano Sodré, 100, no Centro. Reafirma ainda que a retirada de segunda via de forma online está sendo divulgada nos canais de comunicação da Prefeitura (facebook e site oficial), e através de release para os jornais, durante todo o mês de janeiro. 


MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon