top of page

Itaboraí desapropria São Judas Tadeu para oferecer leitos de Covid-19

Hospital estava desativado há 10 anos

Operários trabalham 24 horas por dia em revesamento/Foto: Divulgação
Operários trabalham 24 horas por dia em revesamento/Foto: Divulgação

Ritmo acelerado no canteiro de obras da antiga Casa de Saúde São Judas Tadeu, em Itaboraí. A unidade, fechada há 10 anos, passou pelo processo de desapropriação e irá ofertar novos leitos para atendimento de emergência à população a partir de maio.


Em breve, no local estarão disponíveis 30 leitos de tratamento intensivo, voltados exclusivamente para pacientes vítimas da Covid-19. O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza, acompanhado do secretário Municipal de Saúde, Júlio Ambrósio, visitou a obra nesta quinta (30/4).


Cento e vinte profissionais, todos de Itaboraí, estão dia e noite trabalhando para deixar tudo pronto. O espaço que irá salvar vidas, contará com sala de recepção, de medicamentos, de prescrição, depósito de materiais, vestiários, banheiros e área para ambulância, de acordo com a planta do projeto.

- Vamos entregar um hospital de qualidade para nossa população, vai ser nosso maior presente para a cidade, que faz aniversário dia 22 de maio. Itaboraí vai viver uma nova realidade - ressaltou Sadinoel, que aproveitou a oportunidade para agradecer ao Governo Estadual por ter atendido a solicitação de reativar o local que estava abandonado.


Iniciada no dia 13 de abril, esta é a primeira etapa das obras para a reabertura do Hospital Municipal São Judas Tadeu, localizado no bairro Outeiro das Pedras. A parte onde está sendo preparada para abrigar os leitos de tratamento intensivo para os pacientes vítimas da Covid-19, tem previsão para ser inaugurada na segunda quinzena do mês de maio e ficará interligada ao prédio, da antiga Casa de Saúde. O espaço que estava anos abandonado, apresentando problemas estruturais, elétricos e hidráulicos, está sendo totalmente revitalizado e a previsão é de que possa funcionar, em sua totalidade, no fim deste ano.


- Este é um legado que vai ficar para a cidade de Itaboraí. Após total reabertura, a população poderá contar com mais um local para atendimentos, a cidade precisa muito deste local -comentou Júlio Ambrósio, lembrando que Itaboraí possui hoje uma única porta de entrada na rede pública para atender a população após fechamento da Casa de Saúde São Judas Tadeu, assim, sobrecarregando o Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Nancilândia.


A proposta da Prefeitura de Itaboraí é, depois que este período de pandemia passar, transformar a Casa de Saúde São Judas Tadeu em uma ampla maternidade e abrir uma entrada para os casos de emergência no local. Tendo como suporte o Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Nancilândia que poderá, então, ampliar o número de cirurgias.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page