top of page

Jurandir, por Fábio Rodrigo


Montagem a partir de foto de Agência Estado
Montagem a partir de foto de Agência Estado

Jurandir estava sentado no sofá de sua sala de estar. Enquanto descansava de seu almoço, tocou o telefone. Imaginou ser uma ligação de sua esposa, mas era uma amiga dela que estava na linha:


‒ Oi, Jurandir, aqui é a Luciana. Tudo bem? A Carmen está?


‒ Oi, Luciana. Ela não está...Você não soube?


Luciana, surpreendida pela pergunta de Jurandir, demonstrou preocupação:


‒ O que houve, Jurandir? Por favor, me conte!!!


‒ Eu estou muito preocupado com a Carmen. Mas eu não gosto de passar esse tipo de informação pelo telefone. Prefiro falar pessoalmente.


‒ Sem problemas, Jurandir. Eu posso ir até aí conversar com você?


‒ Sim, claro. Eu te digo o que aconteceu. Você conhece bem a Carmen, ela gosta de esconder o jogo.


‒ Estou indo para aí agora.


‒ OK.


Em menos de uma hora, Luciana chegou à casa de Jurandir. Apesar de não haver muita intimidade com Luciana, Jurandir foi logo abrindo o jogo sobre os problemas de sua esposa. “Ela está vivendo um momento delicado”, dizia ele em vários momentos.


A preocupação de Jurandir com sua esposa sensibilizou Luciana. Quase diariamente, Luciana entrava em contato com Jurandir com a justificativa de querer saber algo a mais sobre sua amiga. Passaram a se encontrar rotineiramente sem o conhecimento de Carmen. Sem se dar conta, os dois estavam apaixonados um pelo outro e iniciaram uma relação extraconjugal. Jurandir então se separou de Carmen e assumiu o relacionamento com Luciana. Seis meses depois, os dois oficializaram o casamento e finalmente estavam morando juntos.


Depois de alguns anos de casados, Jurandir e Luciana formavam um lindo casal e se preparavam para comemorar o aniversário do filho de cinco anos. Enquanto Luciana estava na rua tratando de preparativos para a festa, Jurandir estava em casa e recebeu um telefonema. Era a amiga de Luciana no outro lado da linha:


‒ Oi, Jurandir. Aqui é a Verônica. Tudo bem? A Luciana está?


Jurandir prontamente falou:


‒ Oi, Verônica. Ela não está...Você não soube?

Fábio Rodrigo Gomes da Costa é professor e mestre em Estudos Linguísticos.





POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page