top of page

Maciel, o amigo fiel. Por Paulinho Freitas

SÃO GONÇALO DE AFETTOS

Fonte da Imagem: https://rc.am.br/homes/page_noticia/id_45180/
Fonte da Imagem: https://rc.am.br/homes/page_noticia/id_45180/

Maciel era Office boy de um grande jornal nos idos anos noventa mas tirava onda de repórter e tão bom de papo era que conseguiu estampar sua foto numa propaganda de café da manhã popular oferecido pelo governo por um baixíssimo preço aos trabalhadores em determinados pontos da cidade.


O sem noção do Maciel entrou de penetra numa festa de aniversário de um policial levando a tira colo uma candidata a vereadora e quinze assessores, foram todos “gentilmente” retirados da comemoração antes mesmo de cantar o parabéns pra você. É que a tal candidata foi reclamar com o dono da festa porque a cerveja estava quente. Ela ainda teve que ir ao pronto socorro central para fazer uns curativos no rosto, pois ao entrar no toalete para retocar a maquiagem escorregou e bateu o rosto no chão, ficaram ela e alguns assessores com os olhos e lábios inchados. Esse Maciel...


Uma ocasião, num sábado de samba conheceu Pedrão, um dos confrades de nosso grupo e já no domingo pela manhã levou seu filho temporão para ser batizado pelo novo amigo.


Ontem encontrei com Pedrão que me perguntou por Maciel e eu respondi que já não o via há anos. Pedrão me disse que a última vez que o viu foi no dia em que apareceu com o garoto em sua casa e pediu um pneu de seu carro emprestado, pois o dele tinha estourado e tinha que ir pegar um jogo de pneus novinho que tinha comprado. Deixou também o menino lá e nunca mais apareceu. Perguntei quanto tempo fazia isso e Pedrão me respondeu que quando Maciel deixou o menino lá este tinha dois anos de idade e ontem completou dezesseis.


Enquanto Pedrão entrou no bar pra pegar a cerveja o garoto veio até mim me oferecendo o carro do padrinho dizendo que era ele quem tomava conta dos negócios da família. Olhei para o bar e vejo Pedrão olhando a cena, balançando a cabeça desolado. Quando chegou à mesa me confidenciou desanimado: _ É meu velho amigo, o cavaco não cai longe do pau.


Ouvi dizer que Maciel está chegando de Portugal onde estava morando procurando um sócio para um grande negócio que ele está bolando. Só falta o capital. Alguém se habilita?



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page