Buscar

Macroginástica promove qualidade de vida para usuários do Cras Santa Luzia


Manter um estilo de vida ativo, com hábitos saudáveis e atividades físicas garante à população idosa mais saúde, qualidade e disposição nessa fase da vida. Exercícios de menor impacto são os mais indicados pelos médicos para essa parcela da população, que é mais propensa a sofrer com dores musculares, nos ossos e nas articulações. Além disso, essas atividades auxiliam na prevenção de doenças crônicas. Pensando neste público, o Centro de Referência e Assistência Social de Santa Luzia realiza todas as quintas-feiras, às 9h, a oficina de macroginástica.


Ministrada pela professora de educação física e facilitadora do Cras, Ana Rosa Mendonça, a oficina consiste na execução de uma ginástica com movimentos de baixo impacto, sem aceleração cardíaca e dentro das condições físicas de cada usuário. Antes de cada aula os alunos se reúnem em uma roda de conversa para debaterem sobre temas distintos e, assim, se conhecerem melhor. Segundo Ana, esse momento do bate-papo é o diferencial que faz com que as aulas fluam melhor.

- Muitos desses idosos chegam até nós com a autoestima muito baixa, em quadro de depressão, sem vida social e a prática do exercício físico auxilia em todas as áreas da vida dessa parcela da população. Nas nossas conversas antes das aulas, trabalhamos a autoestima deles, que se aproximam de outros usuários e acabam criando vínculos de amizade. Ver a evolução de cada idoso é muito prazeroso para mim, tanto como pessoa, como profissional porque é acompanhando a transformação de cada aluno que você percebe que escolheu a profissão certa e isso é muito gratificante”, contou Ana.


Dalva dos Santos, de 63 anos, é moradora do Jardim Catarina Novo e não gosta de perder nenhuma aula. Mesmo nos dias frios de inverno, a aposentada se anima para praticar a atividade que, segundo ela, tem amenizado as dores que sente no joelho.


- Estou com 63 anos e me sinto mais renovada a cada dia. Tenho um desgaste na cartilagem do meu joelho e por conta disso precisei parar com a natação e com a hidroginástica, mas a macroginástica é um exercício leve, que tem me ajudado bastante e tem amenizado as dores que sinto. Essa atividade caiu como uma luva para mim - afirmou Dalva.


A oficina é oferecida pelo Serviço de Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O serviço estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências, fortalecendo vínculos familiares, incentivando a socialização e a convivência comunitária. 


- A importância dessas oficinas é a integração familiar, através da troca de sentimentos expressados através das conversas, gestos e atitudes, em um ambiente onde os idosos se sentem valorizados, capazes e úteis. Aqui eles encontram a oportunidade de voltarem a sorrir e preencher um vazio com muitas esperanças - concluiu a orientadora social, Deisimar Ramos.


O Cras Santa Luzia fica na Rua Inês Peixoto, Lt 20, Qd 100, Jardim Catarina. Telefone: 3606-1836.


MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon