Buscar

Manhã do Futuro tem nova edição com muita cultura e atrações artísticas

Evento gratuito reúne 820 alunos de escolas públicas municipais de Niterói, com oficinas culturais e atrações artísticas


O movimento #TamoJunto9ºano realiza nos dias 20 e 22 de agosto a 3ª edição da Manhã do Futuro, das 8h às 12h, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói. O #TamoJunto9ºano é liderado pelo Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA) e integrado pela Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (SEMED -SG), Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói (SEMECT), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) - Campus São Gonçalo e Paiol Cultural. O evento reunirá 820 alunos, de 12 escolas públicas. A entrada é gratuita. 


- A proposta do evento é gerar oportunidades para o diálogo e a troca de informações sobre oportunidades em instituições de excelência no ensino médio. O objetivo é provocar os alunos para que pensem no futuro, conheçam as possibilidades educacionais e os caminhos possíveis para alcançar seus sonhos. Desde o início do projeto, há três anos, o movimento conta com a multiplicação dessas ideias e com o protagonismo juvenil. A ideia é estimular e impactar cada vez mais jovens - explica Aline Javarini, representante da Secretaria Municipal de Niterói.

Entre as atrações confirmadas estão o show de Zell Palmar, peça de teatro com alunos do colégio Walter Orlandinia companhia Amigos da Arte, e apresentações de dança dos alunos das escolas municipais Levi Carneiro e Alberto Torres, de Niterói, e da companhia Grandk Studio. Além disso, Bruno Romeo, vocalista do grupo Sambaí e ex-aluno de escola pública, participará de uma roda de conversa sobre a importância da educação. Logo em seguida, haverá show da banda. A programação inclui também oficinas de cultura maker; meio ambiente e energias renováveis; capoeira; street dance; cinema e poesia. 


- Assim como o Dia do Futuro, evento realizado em julho e que reuniu grande parte dos estudantes da rede pública municipal de São Gonçalo, o encontro em Niterói tem uma programação focada em criar mecanismos eficazes de comunicação com os jovens sobre educação e cultura e demonstrar a importância da continuidade nos estudos. O Manhã do Futuro proporciona diálogo, informação e orientação aos alunos com formato que valorizem o debate, a criatividade e o intercâmbio entre os jovens, partilhando suas trajetórias e perspectivas de futuro", comenta Maysa Gil, coordenadora executiva do Instituto JCA.

 


O Manhã do Futuro inclui o lançamento de um vídeo participativo produzido por jovens estudantes da rede pública, que integram o eixo de comunicação do movimento #TamoJunto9ºano e contarácom as participações de estudantes das escolas Pedro II, IFRJ, Faetec, Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni), Brasil-França e Brasil-China. Eles terão a oportunidade de contar detalhes de suas trajetórias e debater as perspectivas futuras. Além disso, o público vai conhecer, refletir e experimentar temas que enfatizam o protagonismo juvenil na tomada de decisões sobre o futuro. 


O movimento #TamoJunto9ºano propõe uma agenda propositiva que articula organizações públicas e privadas de Niterói e São Gonçalo. Entre os principais objetivos está a realização de ações em conjunto com foco em ampliar oportunidades educacionais dos jovens que estão na transição do 9º ano do ensino fundamental para o ensino médio em escolas públicas de qualidade. É fruto de parcerias intersetoriais e, portanto, uma organização plural e, acima de tudo, suprapartidária que tem como princípios norteadores: a valorização do protagonismo juvenil e da educação pública de qualidade; o diálogo e escuta nos processos participativos; e a transparência nas pactuações entre público e privado.


Serviço

Evento: Manhã do Futuro

Datas e horários: 20 e 22 de agosto, das 8h às 12h

Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer (Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n - Centro, Niterói)

Entrada gratuita!

MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon