top of page

Maranhão aparece com melhor desempenho no combate à Covid-19

Distrito Federal e Rio de Janeiro são os estados com a pior avaliação em ranking da CLP


Flávio Dino/Foto: Gilson Teixeira
Flávio Dino/Foto: Gilson Teixeira

O Maranhão foi apontado como o estado com melhor desempenho no combate ao novo coronavírus no Ranking Covid-19 dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) na última terça-feira (28) e revelado no sábado (1).


Os critérios levados em conta pelo CLP são: proporção de casos confirmados, evolução logarítmica de casos e porcentual de mortalidade da Covid-19 e de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG); as notas de transparência do combate à Covid-19 elaboradas pela Open Knowledge Brasil, bem como dados de isolamento social do Google. Quanto maior a nota final, pior é o desempenho dos estados no enfrentamento à pandemia.


Enquanto o estado governado por Flávio Dino (PCdoB) registrou apenas 25,31 pontos e ficou em “último lugar”, o Distrito Federal, de Ibaneis Rocha (MDB), marcou 43,75 e apresentou pior desempenho, liderando o ranking da pesquisa. 

“Aos poucos o Maranhão alcança a estabilização da pandemia. Entretanto, manter-se vigilante ainda é necessário para o enfrentamento dessa impiedosa doença. Por isso, mais uma vez, peço que confiem na ciência, escutem os profissionais de saúde: mantenham as regras de distanciamento social, usem máscaras e evitem aglomerações. Continuamos trabalhando dia e noite para reduzir os impactos da pandemia em nosso estado”, destacou o secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula. Lula é também o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).


José Henrique Nascimento, do CLP, criticou a gestão de Ibaneis no DF e a situação do Rio de Janeiro. “O DF tem o pior desempenho, bateu recorde de mortes e passou dos 100 mil casos. Nós estamos avisando isso ao longo dos últimos meses e, agora, é o caos, em linhas gerais”, afirmou. “A Fiocruz já soltou nota técnica falando sobre a possibilidade de uma nova onda de casos. O Rio já é o segundo colocado e tem possibilidade de manter-se nessa posição negativa”, observa.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page