top of page

Maricá abre locais de serviços de internet e cursos de informática gratuitos

População pode usar computadores conectados à rede nas unidades Flamengo e Inoã do Espaço Nave Ambiente Digital


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, informou que através do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM), abre no Flamengo e em Inoã espaços com acesso gratuito à internet e oferta de cursos de informática, que integram o Programa Espaço Nave – Ambiente Digital. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Ao todo, serão cinco núcleos digitais, distribuídos por distritos, que também serão instalados em Itaipuaçu, Ponta Negra e outro bairro a definir.


O objetivo do projeto é a democratização do acesso à internet, bem como ampliar as possibilidades de empregabilidade da população. Cada unidade tem duas salas, sendo uma com dez computadores e outra com recursos multimídia para oficinas iniciais de Word, Excel e Internet, com três aulas por dia (duas horas de duração cada aula).


Os usuários podem utilizar os computadores por até duas horas para navegar na internet, fazer pesquisas e trabalhos escolares, impressão de documentos e outros serviços disponíveis na internet, mediante agendamento. O acesso aos sites de jogos e de conteúdos impróprios é bloqueado.




Espaço Nave Ambiente Digital não é lan house - O projeto é desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM) de Maricá com investimento da Prefeitura de Maricá de R$ 2,2 milhões para construção dos espaços e instalação dos equipamentos.


O diretor-presidente do ICTIM, Celso Pansera, explica que não se trata de uma lan house.


“É um local para fazer trabalhos de escola, imprimir currículo, acessar a internet, mas sem jogos. Inicialmente, são oferecidas oficinas básicas de informática, mas vamos incluir outras a partir das demandas dos usuários”, afirmou.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page