top of page

Maricá garante descarte seguro de resíduos eletrônicos e óleo usado

Nesta quinta-feira (22), a Ação Itinerante estará na Praça do Barroco (Itaipuaçu) e na Avenida Francisco Sabino da Costa

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Proporcionar um local correto para o descarte de resíduos, auxiliando na preservação ambiental. Essa é a missão do projeto Ações Itinerantes, realizado pela Prefeitura de Maricá, através da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), que nesta quarta-feira (21/07) esteve em frente ao prédio da prefeitura, no Centro, recolhendo resíduos eletrônicos, óleo vegetal usado, tampinhas de garrafa e agasalhos.


De acordo com a coordenadora da equipe que atua no projeto, Vanessa Rodrigues, o recolhimento evita a poluição do solo, com o material entregue sendo reaproveitado em novos produtos e na manutenção de equipamentos.


A ação tem como iniciativa recolher esses resíduos evitando que sejam descartados junto com o lixo comum, o que pode causar a poluição do solo por metais pesados. Todo material recolhido é encaminhado para a sede da Secretaria de Cidade Sustentável, que redireciona o óleo para a produção de sabão e as tampinhas para instituições que as trocam por cadeiras de rodas; já o lixo eletrônico é recebido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações, sendo reaproveitado para a manutenção e produção de novos equipamentos”, destacou.


As pessoas que passavam se mostraram satisfeitas com a atividade. Para o professor de inglês Carlos Clemente, de 23 anos, morador de Araçatiba, o projeto ressalta a preocupação da Prefeitura com o cuidado da cidade, difundindo valores de consciência ambiental e educação coletiva.


Já conhecia as ações itinerantes e acho super bacana essa iniciativa, que só ressalta a preocupação da Prefeitura com o bem estar da cidade. O projeto disponibiliza um local correto para descartar diversos tipos de resíduos que, por vezes, acabamos juntando ao lixo comum e agora podemos nos conscientizar de que há um local correto e ambientalmente seguro para fazer esse descarte. Hoje trouxe vários teclados e cabos antigos, e espero que os moradores de outros locais também participem das ações nos bairros, é de suma importância”, afirmou.


As tendas do projeto ficam instaladas a cada dia em um bairro diferente do município, com a programação semanal sendo divulgada sempre às segundas-feiras nas redes sociais da Somar.


Nesta quinta-feira (22), a Ação Itinerante estará na Praça do Barroco (Itaipuaçu) e na Avenida Francisco Sabino da Costa (Centro – próximo à Sanemar); já na sexta-feira (23), a iniciativa ficará na Praça do Turismo, no Centro.


A ação realiza também a coleta domiciliar dos resíduos, podendo ser agendada pelo telefone de atendimento (21) 3731-9633. Além disso, periodicamente, equipes do projeto retiram pneus de áreas de proteção ambiental e vazadouros irregulares do município.

Serviço: Recolhimento de resíduos nas Ações Itinerantes

Resíduos aceitos: eletrônicos, óleo vegetal usado, tampinhas de garrafa, além de agasalhos

Próximas datas: 22/07 – Praça do Barroco (Itaipuaçu) e na Avenida Francisco Sabino da Costa (próximo à Sanemar); 23/07 – Praça do Turismo (Centro)


Recolhimento residencial: agendamento pelo (21) 3731-9633


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page